sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

REVISTA ÉPOCA É A FAVOR DA MERITOCRACIA EM TODAS AS ESFERAS DO ENSINO

Clipping Educacional - Editorial da revista Época
Causou espanto a mais recente leva de avaliações do ensino superior no Brasil. Na semana passada, o Ministério da Educação acrescentou 38 cursos de graduação à lista daqueles sem qualidade mínima aceitável. Eles pertencem a 21 instituições de ensino superior, e aí vem a causa do assombro - entre essas instituições figuram várias tradicionalmente bem consideradas. A reprovação caiu como uma bomba sobre cursos de quatro PUCs (Pontifícias Universidades Católicas de São Paulo, Campinas, Minas Gerais e Goiás), quatro universidades federais (de Tocantins, Rondônia, Vale do São Francisco e Recôncavo Baiano) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
A avaliação em questão é o CPC (Conceito Preliminar de Curso), composto das notas dos calouros e dos formandos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e de análises variadas, de aspectos como a titulação do corpo docente, a infraestrutura e os recursos didáticos. A revista Época é a favor da meritocracia em todas as esferas do ensino, de avaliações objetivas e da atuação firme do governo para resolver os problemas constatados. Os resultados recém-divulgados, porém, inspiram alguns cuidados.
Deve-se conferir se as notas ruins atribuídas a esses cursos não decorrem de tentativas de boicotar o Enade, prática incentivada por entidades estudantis, ou de falhas de comunicação entre as instituições e o governo. Entre os punidos estão cursos de engenharia e química. Por terem estrutura mais cara, é mais difícil encontrá-los na lista de ofertas da massa de faculdades de baixa qualidade que proliferou nos últimos anos no Brasil. O MEC deve se certificar de que sua atuação não desestimule a oferta desses cursos. Que o MEC se dedique, com rigor, a eliminar as práticas ruins do ensino superior. Mas que, com o mesmo rigor, preserve o que é necessário e possa ser melhorado.
fonte: http://www.cpp.org.br

0 comentários:

Postar um comentário