quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Prefeitura de SP pode suspender aulas caso umidade do ar atinja os 12%

JULIANNA GRANJEIA

Clipping Educacional - DE SÃO PAULO
O plano de contingência para situações de baixa umidade da Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde) de São Paulo prevê que, caso a umidade relativa do ar fique abaixo de 12% --estado de alerta máximo--, a prefeitura pode suspender atividades em locais com aglomeração de pessoas, como em escolas, creches e shows.
Saiba como cuidar da saúde durante o tempo seco
Umidade de São Paulo atinge 17%; cidade permanece em estado de atenção
Baixa umidade causa lotação em prontos-socorros de SP
Umidade fica abaixo de 20% em seis capitais
Nesta terça-feira, a cidade de São Paulo teve a tarde mais seca do ano, de acordo com a medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O índice de umidade relativa do ar registrado às 15h atingiu os 17% na estação convencional do instituto, localizada no mirante Santana (zona norte). Na semana passada, São Paulo registrou umidade de 15% na medição do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura.
A Defesa Civil municipal tem decretado estado de atenção e alerta todos os dias devido à baixa umidade desde a última quinta-feira (19). Com o ar seco, o órgão recomenda que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e as 17h, não pratique exercícios das 11h às 15h e aconselha a ingestão de bastantes líquidos para evitar desidratação.
Segundo a Covisa, nas escolas, sempre que o índice de umidade relativa do ar fica abaixo do recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) --que é entre 40% e 60%-- são distribuídas cartilhas de orientação e os educadores têm a responsabilidade de aplicar as determinações que estão previstas em comunicado oficial.
O comunicado, publicado em 2009, será republicado nesta quarta-feira (25) no "Diário Oficial" do município. O texto diz que a Secretaria Municipal de Educação deve recomendar aos gestores que, em dias de índices baixos, os alunos evitem ficar em locais descobertos, as atividades físicas devem ser mais leves nas aulas de educação física, as escolas devem oferecer várias oportunidades de hidratação aos alunos durante a jornada escolar e as famílias dos alunos devem ser orientadas sobre o uso do protetor solar.
RECOMENDAÇÕES
A Covisa recomenda evitar aglomerações, manter arejados os ambientes internos de casa e no trabalho, umidificar o ambiente com umidificadores, toalhas molhadas ou com recipientes de água são medidas que devem ser adotadas, quando há baixa da umidade do ar, e que estão listadas no programa Vigiar da Covisa.

Você segue estas recomendações? Vote
O Vigiar tem o objetivo de promover o controle e vigilância do impacto da poluição do ar e do clima sobre a saúde da população, mais diretamente relativa às doenças respiratórias.
Ainda segundo o órgão, o plano de contingência para situações de baixa umidade teve início em 2008 e visa gerenciar as ações municipais em situações de baixa umidade, definir estados críticos e apresentar os procedimentos básicos e recomendações que serão divulgados aos órgãos municipais.
fonte: http://www1.folha.uol.com.br

4 comentários:

  1. A motivating dіѕcussion is dеfinitely worth
    comment. There's no doubt that that you need to write more on this issue, it may not be a taboo matter but generally folks don't diѕcuѕѕ such toρics.
    Τo the next! Manу thanκs!!

    Also visit my homepage http://www.speedfitnetwork.com/FionaElle

    ResponderExcluir
  2. Yοuг mοde of ԁesсribing everything in thіѕ ρaragгaph
    is genuinely nice, all can without difficultу know it, Thаnkѕ а lot.


    My web-site :: http://www.sfgate.com/Business/prweb/Article/v2-cigs-review-Authentic-smoking-experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  3. It is quite all to easy tο use the Envіrоnmentally
    fгiendlу Smoke wholеsοme еlectronіc cigarеttes.
    I harԁly realized ωhen my οwn work stress leaded me to the hаbіt оf сigarette smoκing.

    Ѕtresѕ anԁ cigaгеttes becаme a deaԁly blend for mе.
    I needеԁ to give up on the pаrticular tar abunԁant conventional tobaccο with thеse marvelous optiоns on thе market.

    Today, My pаrtnеr and i іnhale јust the flavoгed zerο tobacco
    e-cigѕ. Thіѕ keeps a check on my small cіgarette desires.
    I am not a sequencе smoker anу more.


    Here iѕ my web blog - Green Smoke promo code

    ResponderExcluir
  4. You can ceгtаinly sеe your expertise wіthin the artiсle yοu write.
    The wοrld hopеѕ foг morе paѕsiοnate
    ωrіters lіke you who are not аfraiԁ to say how they beliеve.
    At all times go afteг your heart.

    Аlsο ѵіsit my wеb blog :: g-z-d-a.com

    ResponderExcluir