sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mate saudade da infância com nova edição da cartilha "Caminho Suave"

Clipping Educacional - da Livraria da Folha
Cada letra ou sílaba é associada a um desenho para a memorização
Como ensinar os pequenos a escrever bola, pato ou babá? A cartilha "Caminho Suave" (Edipro, 2010) orienta os professores e os pais a tornarem o aprendizado das crianças divertido e tranquilo. O volume já alfabetizou mais de 30 milhões de brasileiros e chega agora à 129ª edição, com as atualizações do Novo Acordo Ortográfico.
Desde o lançamento, foram vendidos cerca de 40 milhões de exemplares. A autora e educadora (já falecida) Branca Alves de Lima --que escreveu a obra em 1948-- criou o método visual na cartilha, na qual cada letra ou sílaba é associada a um desenho.
A imagem de duas crianças sorridentes de mãos dadas seguindo o caminho para a escola pertence à memória dos brasileiros com mais de 30 anos. Outro símbolo marcante do livro é a letra "g" desenhada como um gato.
As ilustrações da cartilha foram usadas por mais de três décadas como principal suporte à alfabetização no país. A rede pública de ensino adotou "Caminho Suave" e a "Cartilha Sodré" nas décadas de 1940 e 1950.
A educação pela cartilha teve início por volta do século 19. No Brasil, as primeiras eram escritas e publicadas em Portugal. O "Metodo Castilho para o Ensino Rápido e Aprasível", de Antonio Feliciano de Castilho, foi o primeiro volume a chegar ao país, e a "Cartilha Proença", de Antonio Firmino de Proença, uma das primeiras a serem lançadas aqui, em 1926.
fonte: http://www1.folha.uol.com.br/

Um comentário:

  1. E na época em que fui alfabetizada com a "Caminho Suave" não lembro de nenhum colega de classe com "dificuldades" de aprendizagem. Todos aprenderam a ler e escrever direitinho aos 6/7 anos... Bons tempos aqueles...

    ResponderExcluir