quinta-feira, 17 de junho de 2010

Secretaria da Educação lança nesta quinta-feira os vídeos do projeto lugares de aprender

Clipping Educacional - Da Educação
Os 41 novos filmes servirão de apoio pedagógico aos professores para preparar os alunos para as visitas às instituições culturais que integram o projeto
O governador Alberto Goldman e o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza, lançam nesta quinta-feira (17/06), às 14h, no MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo, os vídeos do projeto Lugares de Aprender: a Escola Sai da Escola, parte do programa Cultura é Currículo.
Serão lançados ao todo 41 vídeos de instituições culturais e locais históricos a serem visitados pelos alunos dentro do Lugares de Aprender. São 32 filmes de espaços localizados no interior do Estado e outros nove situados na capital.
“Estes vídeos valorizam a diversidade cultural do Estado de São Paulo. Por meio destes materiais conhecemos as instituições culturais e temos um panorama do interior paulista com alguns aspectos da geografia, da cultura e da história”, afirma o secretário Paulo Renato Souza.
Produzidos pela FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) em parceria com a TV Cultura, os filmes têm entre cinco e oito minutos cada um. “Estes vídeos são uma importante ferramenta para o professor explorar melhor as ações do projeto. O intuito é que os alunos assistam aos filmes antes das visitas para aprenderem mais ao percorrer as instituições. É uma experiência de aprendizagem por meio da qual os alunos vivenciam nos espaços culturais os conteúdos que aprendem em sala de aula”, diz Devanil Tozzi, gerente de educação e cultura da FDE.
As 870 escolas participantes do Lugares de Aprender no interior receberão um kit com os três DVDs produzidos nos municípios incluídos no roteiro do projeto. As 1.268 unidades da capital e Grande São Paulo que integram o projeto receberão os DVDs Lugares de Aprender 3A e 4, com filmes de instituições culturais da cidade de São Paulo. Os vídeos Lugares de Aprender 1, 2 e 3 da capital, produzidos em 2008 e distribuídos às escolas no ano passado, também serão entregues durante o evento para as instituições culturais e diretorias de ensino convidadas.

Confira abaixo as instituições e locais que integram cada DVD.
Lugares de Aprender 1 (interior)
- Museu Casa de Portinari, em Brodowski
- Museu do Telefone de Bragança Paulista
- Museu do Café, em Santos
- Sítio Santo Antonio, em São Roque
- Espaço Difusão Científica e Observatório de Franca
- Museu Municipal Edward Coruripe Costa, em Votuporanga
- Museu Municipal do Folclore, em Penápolis
- Centro Integrado de Ciência e Cultura, de São José do Rio Preto
- Museu Municipal Ruy Meneses, em Barretos
- Fazenda Nova, em Mococa
Lugares de Aprender 2 (interior)
- Jardim Zoobotânico de Franca
- Museu Cultural e Arqueológico Água Vermelha, em Ouroeste
- Fazenda Pinhal, em São Carlos
- Fazenda Bela Aliança, em Descalvado
- Museu de Arte de Ribeirão Preto
- Museu Histórico e Pedagógico Bernardino de Campos, em Amparo
- Pinacoteca Miguel Dutra, Piracicaba
- Museu Municipal Osvaldo Russomano, em Bragança Paulista
- Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos
- Casa Martim Afonso, em São Vicente
- Casa de Cultura Marcelo Grassman, em São Simão
- Fundação Arquivo e Memória de Santos

Lugares de Aprender 3 (interior)
- Museu da Imigração Japonesa KKKK, em Registro
- Museu do Folclore de São José dos Campos
- Quilombo Cangume, em Itaoca
- Museu de Arte Primitiva José Nazareno Mimessi, em Assis
- Museu de Memória Regional, em Rosana
- Horto Florestal de Lins
- Museu do Café/Fazenda Lageado, em Botucatu
- Jardim Botânico de Botucatu/Unesp
- Museu Municipal de Jaú
- Museu do Ferroviário Agenor Francisco Felizardo, em Assis

Lugares de Aprender 3A (capital)
- Catavento Cultural e Educacional
Lugares de Aprender 4 (capital)
- Palácio do Horto
- Museu da Energia de São Paulo
- Museu do Futebol
- Casa das Rosas
- Fundação Maria Luisa e Oscar Americano
- Fundação Cultural Ema Gordon Klabin
- Museu da Memória do Gás
- Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, em Embu
Sobre o programa Cultura é Currículo
Implantado desde 2008, o programa é um dos maiores programas culturais para estudantes no Brasil. Inserido no cotidiano escolar e no currículo da secretaria, o programa propicia o encontro de alunos e de professores com várias manifestações artísticas e culturais. O programa é composto por três projetos: Lugares de Aprender: A Escola Sai da Escola, com visitas a espaços culturais como museus e parques; Escola em Cena, que leva alunos para apresentação de peças teatrais e espetáculos de dança; e O Cinema Vai à Escola, voltado para exibições de filmes nas unidades que mantêm Ensino Médio. O Cultura é Currículo, entre outros aspectos, é um programa que amplia repertório, forma um novo público para visitar as instituições culturais, incentiva o protagonismo juvenil e revela inúmeros talentos.
No ano passado, a Secretaria de Estado da Educação investiu cerca R$ 8,4 milhões no programa, que levou um público estimado em 330 mil pessoas, entre alunos e educadores, a diversas atividades culturais na Capital, Grande São Paulo e interior do Estado. O transporte e a alimentação dos estudantes são custeados pela secretaria.
Neste ano, está previsto um investimento total de R$ 16 milhões. A maior parte do orçamento é utilizada no transporte e na alimentação dos alunos.

0 comentários:

Postar um comentário