sexta-feira, 9 de abril de 2010

Programa mostra importância de um projeto coletivo na escola

Clipping Educacional - Assessoria de Imprensa da Seed
O programa Caminhos da Escola desta semana, que vai ao ar nesta quinta-feira, 8, às 22h, apresenta um debate importante para educação: a democracia. Como alunos, pais e professores devem trabalhar em conjunto para construir um projeto pedagógico eficaz? A pergunta é respondida com o exemplo da Escola Estadual Osvaldo Aranha, no bairro do Brooklin, em São Paulo. Nela, a diretora promoveu um novo modelo de gestão ao criar o conselho de classe participativo que envolve toda a comunidade escolar.
A diretora Maria Carolina Moraes conta que não havia diálogo na escola, o que trazia problemas não apenas para a administração, mas também para os alunos da instituição. Ela decidiu trabalhar com a construção coletiva do projeto pedagógico para resgatar a confiança dos estudantes e da comunidade.
Para reforçar o debate sobre a importância da educação, o jornalista Heródoto Barbeiro, apresentador da CBN e da TV Cultura, é o convidado para debater com os alunos. Ele conversa com estudantes da Escola Estadual Professor Antônio Alves Cruz, de Pinheiros (SP), sobre a profissão de jornalista e sua volta para a sala de aula como aluno aos 63 anos, após 20 anos trabalhando como professor. O jornalista acredita que a participação da comunidade na escola é parte da cidadania. Barbeiro aproveita para conversar sobre política com os jovens e provoca neles uma reflexão sobre o seu papel na sociedade.
Abelhas – Nessa edição, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental do Campo Hermínio Pagotto aprendem mais sobre abelhas nativas. Eles terão o desafio de produzir uma cartilha voltada para donos de pequenas propriedades rurais. O material será distribuído para que o grupo trabalhe na preservação dessas abelhas que correm risco de extinção devido ao desmatamento, às queimadas e ao uso de agrotóxicos.
O programa Caminhos da Escola é uma parceria do MEC com a TV Cultura, realizado pela Conspiração Filmes. O objetivo é mostrar como a educação é capaz de transformar trajetórias individuais e sociais, dentro e fora da escola. O programa será exibido na TV Escola todas as quintas-feiras, às 22h, com reprises aos sábados, às 17h e segundas, às 22h. A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e por meio da internet no Portal do MEC. O sinal está disponível também nas tevês por assinatura via Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).
fonte: http://portal.mec.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário