terça-feira, 10 de novembro de 2009

Contudo, a la hollywood, a encenação é boa, mas o que tem nela de verídico?

*Frederico Bandeira
Temo que toda esta história sobre o Muro de Berlim seja um grande cenário, onde os palhaços e arlequins, e não os expectadores somos nós mesmos!
De novo, uma armação feita pelo grande político, o grande ditador mundial: EUA (hoje!).
Até onde sei, o muro não foi uma idealização somente da URSS, mas foi um acordo com as potências da época, que agora posam de "boazinhas". No vídeo em que você me indicou, em plena Alemanha, usam o inglês (EUA e Grã-Bretanha) para celebrar a queda do muro ou da vitória do capitalismo? Realmente, eu não sei o que dizer.
E o que dizem os alemães? Alguém parou para lhes perguntar como é ter o seu quintal dividido entre quatro estranhos: línguas estranhas, costumes estranhos, horários estranhos - tudo estranho em sua casa?
Seguem algumas considerações abaixo
________________________________________

A farsa de que foi a URSS (sozinha) quem "armou" o muro

A Divisão Original


Berlim divida em 4 setores
Berlim fora conquistada pelo Exército Vermelho em maio de 1945. De comum acordo, acertado pelo tratado de Yalta e confirmado pelo de Potsdam, entre 1944-45, não importando quem colocasse a bota ou a lagarta do tanque por primeiro na capital do III Reich, comprometia-se a dividi-la com os demais aliados. Desta maneira, apesar dos soviéticos tomarem antes a cidade, e também um expressivo território ao seu redor, tiveram que ceder o lado ocidental dela para os três outros membros da Grande Aliança, vitoriosa em 1945. Assim Berlim viu-se administrada, a partir de 8 de maio de 1945, em quatro setores: o russo, majoritário, o americano, o inglês e o francês. Com o azedar da relação entre os vencedores, em 1948 as quatro zonas reduziram-se a duas: a soviética e a ocidental. Em seguida, Stalin decidiu-se por um bloqueio total contra a cidade em represália ao Plano Marshall, que visava promover o reerguimento econômico da Europa destroçada pela guerra. Todas as estradas de rodagem e de ferro que ligavam Berlim com a Alemanha Ocidental foram então fechadas pelos soviéticos, na tentativa de fazer com que os aliados ocidentais desistissem da sua parte na cidade. Ou saíam ou os berlinenses morreriam de fome e frio.
________________________________________
HISTÓRICO

Viviam, na Alemanha oriental. pois 90% dos alemães que viviam na Alemanha oriental, são unânime a dizer, que qualidade de vida, da Alemanha oriental era muito melhor do que é agora.
Da Alemanha ocidental unificada, pois não havia na Alemanha Oriental, a criminal idade que se vê hoje na atual Alemanha. e as taxas de desemprego da al. oriental, eram mínimos.
Hoje a taxa de desemprego da Alemanha unificada. é de quase 20% em certas regiões urbanas.
Só não ha o pânico e a inquietação,é porque a seguridade social da Alemanha, é bem generoso com a população. muitos dos ex moradores da Alemanha oriental consideram que a unificação foi um passo para trás.
________________________________________

*Prof. Fred Bandeira
Apaixonado pela vida; porque nela conheci a Filosofia; através dela, alcanço o pensamentos; a partir dele, aprendo a vida, que só me foi possível no seio de minha família, de onde admiro aqueles/aquelas que se superaram, isto é, aprenderam a viver e a pensar a vida. http://jaueras.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário