quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Correios adotam sistema semelhante ao das eleições para distribuir provas do Enem

MÁRCIO FALCÃO
Clipping Educacional - da Folha Online, em Brasília
O presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, disse nesta quarta-feira que a instituição vai utilizar na distribuição das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) um sistema semelhante adotado na entrega das urnas durante as eleições.
O MEC (Ministério da Educação) suspendeu as provas do exame após o conteúdo das questões vazar. A nova prova será realizada nos dias 5 e 6 de dezembro, com início às 13h.
Para o presidente dos Correios, a instituição está preparada para participar da segurança e distribuição do Enem. "A guarda e a distribuição não têm problema nenhum. É uma operação simples para os Correios porque fazemos a cada dois anos um processo semelhante a esse que é a distribuição das urnas eletrônicas para as eleições, onde até hoje não se encontrou nada que desabonasse a instituição, pelo corpo técnico, pela logística", afirmou.
Custódio disse que os Correios vão trabalhar para impedir que as provas sejam violadas. Após o Ministério da Educação anunciar o cancelamento do Enem em decorrência do vazamento do conteúdo do exame, surgiram denúncias de que as provas tinham sido entregues aos examinadores do consórcio Conassel, que aplicava os testes, com parte dos lacres violados.
"O princípio é o da confidencialidade da prova, que é dado como um dogma. Isso é inviolável. Vamos receber tudo lacrado e entregar os processos lacrados. Esse processo do lacre é de suma importância. Receberemos lacrado e a pessoa responsável do MEC receberá dos Correios lacrado. Temos certeza que isso não vai comprometer em nada o trabalho que será feito", disse.
O novo Enem será realizado por uma força-tarefa formada pela Fundação Cesgranrio e pelo Cespe, ligado à UnB (Universidade de Brasília), com apoio dos Correios.
O Enem seria aplicado a mais de 4,1 milhões de estudantes no último final de semana, mas teve que ser cancelado após o vazamento de parte do conteúdo da prova.

0 comentários:

Postar um comentário