quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Após Unicamp, USP também decide não usar nota do Enem

Clipping Educacional - da Folha Online
A USP informou no início da tarde desta quarta-feira que a universidade não vai utilizar a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para compor a nota dos candidatos do vestibular 2010. A Unicamp também já tinha informado ontem que também não poderia usar o exame devido ao adiamento da data do exame, remarcada para os dias 5 e 6 de dezembro.
Segundo nota divulgada pela USP, a nota dos candidatos na primeira fase do vestibular será exatamente o número de pontos que o candidato obtiver na prova, marcada para 22 de novembro.
A instituição afirma que, para os candidatos que optaram pelo Inclusp, o cálculo do bônus correspondente à nota do Enem será, excepcionalmente, feito com base no desempenho do candidato no exame da primeira fase da Fuvest.
A prova do Enem, que deveria ter sido aplicada nos dias 3 e 4 deste mês, foi suspensa após o conteúdo das questões vazar. Reformulado neste ano, o Enem será a única forma de seleção em parte das 55 universidades federais. O exame é usado por federais também para substituir a primeira fase do vestibular, para compor a nota e nas vagas que sobrarem.
A Fatec e a UnB decidiram ainda alterar seus calendários que tinham as datas dos vestibulares no mesmo dia da prova do Enem. Os candidatos avaliados pelo PAS (Programa de Avaliação Seriada), da UnB farão a prova nos dias 12 e 13 de dezembro, uma semana depois do previsto. Já a prova da Fatec acontecerá no dia 13 de dezembro.
Universidades
Os vestibulares de algumas universidades estão marcados para o mesmo dia escolhido pelo MEC para a realização do Enem. Outras ainda podem ter o calendário comprometido devido ao atraso na entrega nas notas do Enem. Veja posicionamento de algumas faculdades:
UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina): realiza provas nos dias 6, 7 e 8 de dezembro. Não confirma alteração no calendário.
UnB (Universidade de Brasília): os candidatos avaliados pelo PAS (Programa de Avaliação Seriada) fariam a prova nos dias 5 e 6 de dezembro, porém, a entidade informou hoje, por meio de sua assessoria, que a data da prova do PAS foi adiada para os dias 12 e 13 do mesmo mês.
UEL (Universidade Estadual de Londrina): realiza provas nos dias 6 e 7 e 8 (habilidades específicas, segunda fase). Não utiliza nota do Enem.
Unesp (Universidade Estadual Paulista): realiza provas de habilidades dos cursos do Instituto de Artes de São Paulo e da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru entre os dias 6 a 9 de dezembro. Não decidiu sobre alteração.
UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora): primeira etapa do vestibular marcado para o dia 6 de dezembro. Deve decidir na próxima semana sobre a possível alteração no calendário.
UFC (Universidade Federal do Ceará): segunda etapa do vestibular marcada para ocorrer entre os dias 6 e 7 de dezembro. Nova data será decidida ainda hoje.
UFS (Universidade Federal de Sergipe): utiliza nota do Enem para vagas remanescentes. Não decidiu sobre alteração do calendário.
Senac-SP: deve decidir na próxima semana sobre adiamento do processo seletivo.Cásper Líbero: Data do vestibular coincide com o Enem. Representantes fazem reunião na tarde desta quarta para decidir possível adiamento da prova.
UFPR (Universidade Federal do Paraná): Usa Enem para compor nota de candidatos. Ainda não decidiu se mantém calendário.
UFG (Universidade Federal de Goiás): Vai decidir até o dia 15 de outubro sobre a possível mudança do calendário. Pode optar por deixar de usar o Enem.
Unioeste-PR: mantém calendário do vestibular.
UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro): Data coincide com o Enem. Não decidiu nova data.Umesp (Metodista): Nova data do vestibular 2010 será definida em reunião na quinta-feira (8).

0 comentários:

Postar um comentário