segunda-feira, 28 de setembro de 2009

MEC diz que candidato que fará Enem em outra cidade errou na inscrição

Clipping Educacional - Do G1, em São Paulo
No caso de São Paulo, justificativa é o número alto de inscritos. Mais de quatro milhões de inscrições foram confirmadas pelo MEC.
O Ministério da Educação (MEC) informou que recebeu apenas 400 reclamações, "num universo de mais de 4 milhões de participantes", de candidatos que farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em municípios diferentes de onde moram.
Em nota divulgada na noite desta segunda-feira (28), o MEC diz ainda que, nos casos em que o estudante fará a prova longe, o erro foi dele próprio na hora da inscrição. O texto afirma ainda que "não há a possibilidade de que inscritos tenham sido acomodados para realizar o exame em municípios diferentes daqueles escolhidos no ato da inscrição".
Em relação aos participantes de São Paulo que terão de percorrer vários quilômetros para fazer a prova, o MEC diz que houve um "descompasso entre o número de participantes do Enem dentro de uma determinada região e as escolas disponíveis para a aplicação da prova, o que tornou necessária a redistribuição dos inscritos para outras áreas".
Leia a íntegra da nota abaixo:
"Informe – Locais de prova do Enem 2009
O Inep/MEC esclarece que:
1. Não existe problema generalizado com a alocação de participantes do Enem 2009; também não há a possibilidade de que inscritos tenham sido acomodados para realizar o exame em municípios diferentes daqueles escolhidos no ato da inscrição, dentre os oferecidos em ordem alfabética numa lista do sistema automatizado. O que foi identificado é que, em alguns casos, o próprio participante se equivocou no momento da seleção, selecionando municípios imediatamente anteriores ou posteriores ao desejado, gerando ocorrências que estão sendo analisadas e resolvidas pelo nosso serviço de atendimento ao cidadão. O volume de ocorrências deste tipo é mínimo e todas serão devidamente analisadas. Até as 16h de hoje, 28 de setembro, apenas 400 casos foram encaminhados ao serviço de atendimento do Inep/MEC, num universo de mais de 4 milhões de participantes.
2. Em relação à distância acima do padrão habitual que alguns participantes alegam ter que percorrer para realizar a prova na cidade de São Paulo, informamos que também se trata de exceções no universo do Enem 2009. Tal fato foi gerado pelo descompasso entre o número de participantes do Enem dentro de uma determinada região e as escolas disponíveis para a aplicação da prova, o que tornou necessária a redistribuição dos inscritos para outras áreas. O volume deste tipo de ocorrência registrada também é pequeno. Até o momento, 200 solicitações foram encaminhadas ao Inep e estão sendo analisadas.
3. Mais informações: 0800-616161 ou faleconosco@inep.gov.br."
Prova
O Enem será aplicado no sábado (3) e domingo (4) em 10.385 diferentes escolas em todas as unidades da federação. Por conta disso, é importante verificar com antecedência o local exato para conseguir se programar. É preciso levar em consideração ainda que a frota de transporte público é menor aos finais de semana.
A recomendação é que os candidatos cheguem uma hora antes do início das provas. No sábado e no domingo, o portão será aberto às 12h e fechado às 12h55. As provas começam às 13h nos dois dias. No entanto, no sábado, o exame acaba às 17h30 e, no domingo, às 18h30.
São Paulo é o estado com o maior número de locais de prova (1.851) e Roraima, tem o menor número, com 38. Os mais de quatro milhões de estudantes serão distribuídos em 113.857 salas para fazer o exame.
Fonte: http://g1.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário