segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Para MEC, problema com local de prova do Enem 2009 é "mínimo"

Clipping Educacional - Da Redação Em São Paulo
O MEC (Ministério da Educação) divulgou, nesta segunda-feira (28), uma nota em que afirma que o problema de distância com os locais de prova dos estudantes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 é "mínimo".De acordo com a pasta, "não existe problema generalizado com a alocação de participantes do Enem 2009". "Não há a possibilidade de que inscritos tenham sido acomodados para realizar o exame em municípios diferentes daqueles escolhidos no ato da inscrição. (...) O que foi identificado é que, em alguns casos, o próprio participante se equivocou no momento da seleção", diz o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela organização da prova.O instituto afirma que, até as 16h desta segunda, 400 casos foram encaminhados ao serviço de atendimento do Enem, entre os mais de 4 milhões de participantes.
Em São Paulo
Candidatos da capital paulista também reclamaram da distância dentro da própria cidade. Para o MEC, estes casos são "exceções"."Tal fato foi gerado pelo descompasso entre o número de participantes do Enem dentro de uma determinada região e as escolas disponíveis para a aplicação da prova, o que tornou necessária a redistribuição dos inscritos para outras áreas", diz o documento divulgado à imprensa. O volume deste tipo de ocorrência, segundo a pasta, atingiu 200 solicitações de mudança de local de prova. Elas ainda estão sendo analisadas.
Procure seu local de prova
Para descobrir o local de exame, o inscrito tem à sua disposição três formas de pesquisa: informando o CPF; o número de acompanhamento ou preenchendo seus dados cadastrais (unidade da federação, nome, data de nascimento e nome da mãe). Em seguida, será possível visualizar e imprimir o local de aplicação do exame. Será possível consultar o endereço até o último dia da realização do exame, 4 de outubro.
O Enem 2009 será aplicado em 10.385 escolas diferentes com, ao todo, 113.857 salas de prova. O total de candidatos supera 4 milhões, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro. O inscrito que necessitar de ajuda para identificar o seu local de realização de prova poderá entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161.O Inep divulga a lista de locais de exame por cidade para que as administrações locais e empresas de transporte coletivo se organizem para garantir a presença dos candidatos.
Dia do Exame
O Enem 2009 será aplicado em 1.826 municípios brasileiros, nos dias 3 e 4 de outubro, da seguinte maneira:
 3/10 (sábado): das 13h às 17h30 - prova 1: ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias.
 4/10 (domingo): das 13h às 18h30 - prova 2: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e matemática e suas tecnologias.

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília (DF). As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional. Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias.É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora. Será necessário apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação, cartão de confirmação de inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia.
Fonte: http://educacao.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário