sábado, 22 de agosto de 2009

Servidor com faculdade pode ganhar 40% a mais

Vinícius Segalla
Clipping Educacional - do Agora
Servidores estaduais das chamadas "áreas meio" poderão concorrer a um aumento de 40% no salário a partir de janeiro. Para tanto, será preciso cumprir dois pré-requisitos. O primeiro é estar há, pelo menos, cinco anos no cargo. O segundo é ter um grau de escolaridade superior ao exigido para a sua função.
Quem ocupa um cargo que exige ensino médio deverá ter diploma de curso superior.
Já quem estiver em uma carreira que exige nível universitário deverá ter um curso de pós-graduação.
Os que se enquadrarem nesses perfis passarão por três exames. Se forem aprovados, receberão o aumento.
Áreas meio são as carreiras de todas as secretarias que não são relacionadas à atividade final da pasta, como os funcionários de transporte, recursos humanos e atendimento. Hoje, há 20.704 servidores nesses cargos.
Nas próximas semanas, o governador José Serra deverá publicar um decreto trazendo os detalhes do mecanismo de promoção. "Já estamos com o texto (do decreto) preparado. Agora, só falta submetê-lo à aprovação do governador", informa o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo. O decreto vai regulamentar a Lei 1080/2008, que traz as diretrizes básicas das promoções.
Segundo o plano da Gestão, os servidores que quiserem pleitear o aumento terão que fazer uma prova dividida em três etapas.
A primeira será um exame escrito de conhecimentos gerais, com questões sobre português e cálculo matemático. A segunda será uma prova feita por computador para testar habilidades do servidor com sistemas operacionais de informática, planilhas eletrônicas e programas de escritório.
Já a terceira fase testará conhecimentos específicos da área de atuação a que o funcionário concorrerá. Serão sete opções, como recursos humanos, tecnologia da informação e contratos e licitações.
Lógica das reformasBeraldo afirma que esse sistema de promoção segue a "lógica de premiar o mérito" que ele vem tentando implantar. "A ideia é promover aqueles que se aprimoram e mostram resultados. Queremos ir além do critério do tempo de serviço", afirma o secretário.

0 comentários:

Postar um comentário