sábado, 22 de agosto de 2009

Alunos do Rio e de São Paulo iniciam reposição de aulas neste sábado

Julianna Granjeia
Clipping Educacional - Do G1, em São Paulo
No Rio, alunos da rede estadual terão aulas em oito sábados.
Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul ainda não definiram reposição.
Alunos das redes públicas e privada do Rio de Janeiro e de São Paulo começam a repor as aulas neste sábado (22). Por causa da nova gripe, as férias de julho foram prorrogadas e as aulas recomeçaram apenas no dia 17 de agosto. Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, que também adiaram a volta às aulas, ainda não definiram o calendário de reposição. A Secretaria de Estado de Educação do Rio informou que as reposições serão feitas em oito sábados e as aulas serão estendidas por uma semana em dezembro. Na rede municipal do Rio, cada uma das 1.063 escolas ainda está decidindo de que forma fará esse calendário.
Em São Paulo, algumas escolas estaduais, municipais e particulares vão estender as aulas até meados de dezembro. Outras contabilizarão as atividades on-line já dadas durante o recesso e a reposição extra não será necessária. Como têm autonomia, todas as escolas, municipais e estaduais, podem reorganizar a sua programação, desde que cumpram os 200 dias letivos e 800 horas de aulas, determinados por lei. A Secretaria de Estado da Educação do Paraná enviou nesta quinta-feira (20) uma consulta ao Conselho Estadual sobre a reposição. “Estamos aguardando o parecer do conselho. Mas tenho a impressão de que não vai ser possível fazer a reposição do conteúdo sem que se utilize alguns sábados”, afirma a assessora da superintendência de Educação, Fátima Navarro. A Secretaria Municipal da Educação de Curitiba também não definiu o novo calendário escolar.
Em Minas Gerais, as férias de julho foram prorrogadas em apenas uma semana. Tanto a secretaria de estado, quanto a do município de Belo Horizonte informaram que a reposição ainda está em estudo porque as escolas têm autonomia para o planejamento. O caso mais complicado é o do Rio Grande do Sul, onde 13 municípios suspenderam as aulas por medida liminar devido à nova gripe. Os alunos dessas escolas só retornarão às atividades no dia 1º de setembro. “Ainda vamos estudar o caso dessas 13 cidades, mas provavelmente o ano letivo terá que se estender até 2010. Nas demais, a orientação é que as escolas que não tinham atividades no fim de semana façam reposição em 10 sábados. Nos colégios que já tinham atividades nesse dia serão necessários 12 sábados”, explica a coordenadora da assessoria jurídica da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, Sandra Queiroz. A Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre encaminhou três propostas de recuperação de aulas para sua rede: estender o ano letivo até 30 de dezembro, não emendar feriados ou ainda utilizar seis sábados para reposição.
A expectativa é de que na semana que vem todas as secretarias divulguem o calendário de reposição de aulas.
Escolas particulares
Assim como a rede pública, a rede particular de ensino não tem uma definição comum na forma de reposição de aulas. O Sindicato das Escolas Particulares do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) fará uma assembleia na terça-feira (25) para decidir sobre a reorganização do calendário. Será proposto um termo aditivo às convenções coletivas de 2009, que oferece a opção de as escolas recuperarem os dias letivos sem ônus financeiro, utilizando os sábados. Os sindicatos do Paraná, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro recomendam que as instituições optem em estender o ano letivo até o fim de dezembro, o que não geraria hora-extra. “As opções de estender o ano letivo, ter aulas aos sábados ou ainda ter uma aula a mais no dia não vão agradar a todos. Outra opção é que as escolas revezem entre essas possibilidades”, diz o presidente do Sinepe/PR, Ademar Batista Pereira.
Fonte: http://g1.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário