sexta-feira, 12 de abril de 2013

LICENCIATURA PODE TER NOTA MÍNIMA NO ENEM

Clipping Educacional - SECOM/CPP
O Ministério da Educação (MEC) poderá estabelecer uma nota mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como pré-requisito para quem pretende ingressar em cursos de graduação de formação de professores. A medida, que valeria para licenciaturas e Pedagogia, foi sancionada na última sexta-feira (5/4) pela presidente Dilma Rousseff. O texto também transforma em lei a obrigação da matrícula de crianças a partir dos 4 anos na educação infantil, que já estava prevista em emenda constitucional de 2009. 
A previsão de nota mínima como pré-requisito para os que querem se tornar professores, incluída na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), poderia cumprir um dos desafios da educação: evitar que candidatos com baixo aproveitamento escolar se tornem professores. A adoção de uma nota de corte valeria para instituições públicas ou privadas e teria de passar antes pelo crivo do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Por conta dos baixos salários e condições precárias de trabalho, historicamente os alunos mais brilhantes não escolhem a carreira. Até em instituições concorridas, como as públicas, licenciaturas e Pedagogia têm as menores notas de corte.
A consultora em educação Ibona Becskeházy considerou a lei um grande avanço. "O mais importante, além de elogiar essa lei, é cobrar agora do governo em colocar que essa nota de corte não seja baixa", diz ela. "Dá para começar a revitalizar a carreira subindo o nível de exigência." 
A lei ainda prev|ê que as esferas de governo deverão incentivar a formação de profissionais do magistério para a educação básica pública com programa de bolsa de iniciação à docência a estudantes matriculados em cursos de licenciatura.
O governo federal já conta com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (pibid) - que em 2012 concedeu cerca de 49 mil bolsas. Além disso, a União deverá colaborar com municípios e Estados na contratação de professores.
As informações são do O Estado de S.Paulo
SECOM/CPP 

Um comentário:

  1. What an outstanding items! It is still looked upon as a taboo act to
    sport a chick holding a cigarette, and honestly, guys and girls
    alike need to accept the fact that smoking is not a man's factor anymore, but a lady's as effectively.

    Smokestik Katherine Heigel can also be used in any areas because it is environmental friendly.
    Furthermore, V2cigs feature the mobility while in the the huge majority of burning bans.
    V2cigs consists of a lot certified an another wide variety.


    Here is my web site ... v2 cigs coupon code

    ResponderExcluir