terça-feira, 9 de abril de 2013

FALTA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA INTERFERE NO RENDIMENTO

Clipping Educacional - SECOM/CPP
Matemática no ensino fundamental que não são formados na área e isso interfere no rendimento dos alunos. É o que diz o especialista em educação da Unesp em Araraquara Claudio Gomide, na edição desta terça-feira (2) do Podcast da Unesp.
"Se você for verificar, vai ver um percentual muito grande de professores de matemática que não são professores de matemática. São engenheiros, de outras profissões, que assumem porque não há quadro de professor", disse o docente.
Para ele, mesmo que os dados do levantamento da ONG Todos Pela Educação sejam especificamente da área, eles refletem a realidade do Brasil. "É evidente que estamos falando especificamente de matemática, mas esse é um indicador geral do problema da qualidade do ensino do país".
A "Matemática de Cingapura", um método cada vez mais usado para ensinar Matemática, enfatiza apoio visual e o apredizado lento, com os alunos de jardim de infância passando uma semana estudando os números 1 e 2, por exemplo Angel Franco/The New York Times
O estudo apontou que o percentual de estudantes com rendimento adequado em matemática na rede pública do país cai ao longo dos anos do ensino fundamental.
"Se você quer melhorar a educação básica no Brasil, você precisa de escolas em tempo integral, com professores bem formados, regime de trabalho, plano de carreira e condições salariais adequados", afirma.
Gomide acredita ainda que, com esse panorama, o país está perdendo na qualidade de sua mão de obra e no aumento do nível de cidadania das pessoas.
Secom / CPP
Fonte: UOL Educação

3 comentários:

  1. Bem, além de faltar professores, os que estão na sala de aula ainda nem sempre estão devidamente preparados ....

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  2. É... e um dos fatores que fazem com que faltem professores de Matemática, devidamente formados para isso (Licenciados em Matemática) e tenha um número elevado de vagas sobrando, é justamente a realidade da carreira de um professor da Educação Básica. Baixos salários, atrelados a um ambiente estressante de trabalho (alunos "sem limites", que não respeitam o professor e ainda o agridem), e muitas vezes a necessidade de se ter mais de um emprego para poder conseguir arcar com as despesas familiares e domésticas, faz com que muitos jovens universitários desistam dos cursos de Licenciatura... ou sequer ingressem neles!!!

    Assim sendo, sobram vagas para professores de Matemática... e pessoas de outras profissões - engenheiros, cientistas da computação, físicos, etc, que não conseguem emprego em suas respectivas áreas por saturação de mercado ou por falta de oportunidades na cidade em que vivem - acabam por ingressarem nas salas de aula, para não ficarem sem trabalhar... :-(

    E, aí, o resultado é o que se vê: docentes sem a formação adequada para exercerem o cargo, alunos com aprendizado deficiente por consequência, e por aí vai... :-(

    Uma solução para isso seria um maior estímulo para atrair pessoas para as licenciaturas - além, claro, de haver maior valorização da categoria profissional - tanto em termos de salários e plano de carreira quanto às questões de saúde no trabalho e, principalmente, SEGURANÇA no trabalho...! ;-) Aí, sim: as vagas seriam ocupadas por quem realmente está capacitado para este cargo...! :-D

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  3. Pensando bem... acho melhor os governos demitirem todos os engenheiros que estão prestando o mal serviço de ensinar alunos que não querem aprender nem se for com um licenciado. Assim eles saberiam a real necessidade de vagas, e poderiam fazer concursos só para os mesmos. Só não sei se daria tempo de a corrida as faculdades de licenciatura desenfreada formar tal demanda, isso tudo é claro, depois de triplicar a merda do salário do professor.
    Em torno de 60% dos atuais professores de física e matemática do brasil são sim engenheiros , mas ao contrário do que se pensa, não são profissionais frustrados que se voltaram para as salas, e sim professores de alma, que pensando antes em sua família por exemplo,fizeram uma faculdade mais abrangente abrindo assim seu leque de opções. Até mesmo porque,de Engenharia a licenciatura de matemática são só mais um ano e meio de histórias,metodologias e demagogias da licenciatura.

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