segunda-feira, 20 de agosto de 2012

POBRE BRASIL. PORQUE A EDUCAÇÃO NÃO DESLANCHA?

Clipping Educacional - SECOM / CPP
Pobre Brasil. Desde que me conheço por gente ouço dizer que o caminho para se chegar ao primeiro mundo é a Educação. Isso é apenas discurso na boca de todos os candidatos, pois entra ano e sai ano nossos alunos saem das escolas sem saber ler e escrever. E, pior, não se fala em habilidades como interpretar, compreender, analisar etc. Fala-se do básico, do mais elementar. 
E por que a educação nao deslancha? Porque cada governante quando chega ao poder quer inventar uma nova forma de educação que quase sempre resulta em fracasso.
Na verdade os governos não têm compromisso com a educação e sim com seus mandatos. Quais os fatores que fazem com que a educação não melhore? Os péssimos salários, a má formação dos professores, a falta de interesse dos pais em participar do processo educativo de seus filhos, a falta de laboratórios, de bibliotecas, alunos que chegam famintos e a polícia que é preciso ficar na porta das escolas.
Com toda deficiência, os resultados são medíocres e para deixar a situação pior, o mérito vem sendo trocado por cotas. Um sistema que se propõe a igualar os estudantes, mas que no fundo serve para mascarar a péssima educação. A elite vai para as universidades públicas porque faz um bom ensino médio. O governo acha que dando cotas aos alunos pobres conseguirá acabar com a diferença abissal entre alunos pobres e ricos? A diversidade é importante, mas a forma como os alunos chegam à universidade é completamente desigual. 
Para chegarmos a um patamar desejável é preciso investir na base. Sem isso, nada feito.
Opinião assinada por Izabel Avallone, professora, membro da diretoria e do conselho do Centro do Professorado Paulista (CPP).

0 comentários:

Postar um comentário