quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Rede estadual corta aulas de disciplinas do vestibular

Clipping Educacional - Folha de S.Paulo
A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo vai reforçar, a partir do ano que vem, o ensino das disciplinas de sociologia, filosofia e artes.
Para isso, vai cortar o número de aulas de matérias que tradicionalmente mais caem no vestibular.
No período diurno, a alteração acarreta diminuição de 25% na carga horária de história e 14% na de geografia ao longo do ensino médio, além da extinção do apoio curricular para estudantes do terceiro ano --disciplina obrigatória de aprofundamento, com seis horas semanais, que ajudava na preparação para o vestibular.
Já no período noturno, a mudança provoca a diminuição nas aulas de língua portuguesa e matemática.
Na prática, com as alterações, o Estado de São Paulo põe as disciplinas de artes, filosofia e sociologia com a mesma carga horária que física, química, biologia, história e geografia --duas horas semanais em cada série, no diurno e no noturno.
Para Emerson Teodoro, diretor do cursinho popular 20 de Novembro, que atende a alunos da rede estadual, a mudança é preocupante, uma vez que tira matérias importantes em todos os vestibulares para dar ênfase a artes, sociologia e filosofia, que aparecem como coadjuvantes nos exames.
"A preparação para o vestibular será comprometida. A defasagem [com relação às escolas particulares] é clara.
A secretaria informou que as alterações visam equilibrar o desenvolvimento das áreas do conhecimento.
A pasta disse ainda que elas foram decididas a partir de reuniões com mais de 20 mil profissionais. "Ficou estabelecido também que nenhuma disciplina teria menos de duas aulas semanais."

0 comentários:

Postar um comentário