ANTÔNIO GOIS-DO RIO
Clipping Educacional – Folha.com
Um estudo apresentado ontem em
seminário da Fundação Itaú Social, no Rio, conclui que o sistema de bônus por
resultado para professores na rede estadual de São Paulo teve impacto positivo
nas notas de estudantes do quinto ano.
A conta foi feita também para
os estudantes do nono ano, mas, neste caso, não foi detectado impacto. O bônus
é dado de acordo com o resultado da escola no Idesp, um indicador criado pelo
governo para avaliar as condições da qualidade do ensino.
O trabalho dos pesquisadores
da USP de Ribeirão Preto (313 km de SP) Cláudia Oshiro e Luiz Guilherme
Scorzafave é um dos primeiros a serem divulgados sobre o programa, iniciado em
2008.
Eles compararam a variação nas
notas entre 2007 e 2009 na Prova Brasil (avaliação federal) nas escolas estaduais
com as unidades municipais. Foram usadas instituições com as mesmas
características e que atendem perfil de aluno semelhante.
O ganho da rede estadual em
matemática no período foi de sete pontos. Isso representa pouco mais da metade
do que se espera que um aluno aprenda em um ano, já que 12 pontos na escala
desta avaliação equivalem ao aprendizado no ano letivo.
Uma hipótese levantada por
Scorzafave para explicar por que o mesmo resultado não foi encontrado no nono
ano é que, nesta série, com estudantes mais velhos, pode ser mais difícil ter
impacto a curto prazo.
Questionado se o ganho maior
não pode ser resultado de outras políticas, o pesquisador disse que a premiação
por mérito, no período analisado, foi, em sua avaliação, a política mais importante.
Recentemente, a Prefeitura de
Nova York abandonou sua política de bônus após um estudo ter concluído que ela
não era eficiente.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br
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