segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Alunos do Estado são selecionados para projeto de iniciação cientifica na Unicamp

Clipping Educacional - Da Secretaria da Educação
Vindos de Campinas, Limeira e Piracicaba, 300 estudantes do Ensino Médio terão oportunidade de ter contato com a vida acadêmica
Um total de 300 alunos de escolas estaduais localizadas em Campinas, Piracicaba e Limeira foram selecionados para o Projeto de Iniciação Científica Júnior da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os estudantes terão a oportunidade de vivenciar o ambiente acadêmico, participando de pesquisas orientadas por professores da universidade. 
O objetivo da iniciativa é despertar jovens talentos provenientes de escolas públicas para as áreas de pesquisa científica e, para isso, envolver o aluno com os desafios da ciência e com a metodologia do trabalho científico. 
As escolas da região inscritas no projeto indicaram 823 estudantes do Ensino Médio para concorrer as 300 vagas. Depois a seleção realizada pela Unicamp levou em consideração o histórico escolar e uma redação produzida pelos candidatos indicados sobre o tema "Ciência e Tecnologia". Os autores dos melhores textos foram selecionados, sendo 189 de Campinas, 71 de Limeira e 40 de Piracicaba.

Os estudantes fizeram uma escolha prévia da área na qual pretendem se aprofundar e, em função dessa opção, foram encaminhados para os assuntos de interesse. Os participantes ingressaram nesta semana em 83 projetos de pesquisa dos professores nas áreas de biomédicas (medicina e biologia), exatas (física e química), humanas (artes, filosofia, ciências sociais, história, economia, linguística, literatura e educação) e tecnologia (engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia agrícola e arquitetura). Em cada projeto participam de um a três alunos. 
Cada selecionado receberá uma bolsa no valor de R$ 100 mensais, do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de alguns benefícios concedidos pela Unicamp, como refeição, ônibus fretado, atendimento médico e odontológico e seguro de acidentes pessoais. 
O programa tem duração de 12 meses, com possibilidade de renovação. Durante o desenvolvimento do projeto, o aluno deverá comprovar mensalmente frequência e rendimento escolar satisfatórios. 
"Queremos estreitar o contato entre a universidade e os professores do Ensino Médio da rede pública de Campinas e região principalmente em relação ao aperfeiçoamento dos conteúdos curriculares e à melhoria das práticas de ensino de ciências", afirma Mario Fernando de Goes, coordenador do Projeto de Iniciação Científica Júnior. Para Goes, é interessante perceber a mudança dos alunos após um ano do projeto, pois eles amadurecem e demonstram mais capacidade intelectual.
"Os estudantes estão muito entusiasmados diante deste contato com o mundo universitário. O trabalho mexe com a autoestima, além de despertar o interesse na faculdade e na carreira acadêmica", salienta o dirigente regional de ensino de Campinas Oeste, Antonio Schiavo. 
Na solenidade de abertura do projeto, realizada nesta semana na Unicamp, os orientadores foram apresentados aos participantes. O evento contou com a presença de mais de 400 pessoas, entre pais, equipes das escolas, estudantes e docentes. Os trabalhos começaram em seguida quando os alunos selecionados seguiram com os professores para conhecer os laboratórios e as salas de aula da universidade. 
O Programa de Iniciação Científica Júnior, foi implantado em 2008 mediante convênio com o CNPq e contemplava 150 alunos. Desde o ano passado, o órgão desenvolveu o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio do Estado de São Paulo, o que possibilitou à Unicamp atrair mais 150 alunos da região.
fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário