sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Em anúncio de secretários, Alckmin diz que desafio é educação básica

Luciana Bonadio
Clipping Educacional - Do G1 SP
Reitor da Unesp ficará na Educação; deputado assume a Habitação.
Na Justiça, assume Eloísa Arruda, da Escola Superior do MP SP.
O governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira (17), ao apresentar o novo secretário da Educação, que o desafio é avançar na educação básica no estado. Quem assumirá a pasta a partir de janeiro é o reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Herman Voorwald. Também foram anunciados os nomes de Eloisa Arruda para a Secretaria de Justiça e o do deputado federal Silvio Torres na Habitação.
Alckmin acredita que as universidades podem ser parceiras nesse avanço. “Nós temos em São Paulo as melhores universidades do Brasil. Qual o grande desafio? Avançarmos na educação básica, especialmente nos ensinos fundamental e médio. Acho que a universidade pode ser parceira na questão da formação dos professores”, afirmou nesta sexta-feira.
O futuro secretário da Educação diz que a preocupação fundamental será com os professores. “Não há como fazer um ensino fundamental e médio de qualidade se o quadro não estiver engajado e comprometido.A minha preocupação fundamental são os professores”, defende. Ele afirma que irá trabalhar no estudo do plano de carreira dos docentes. Voorwald admitiu que os professores não são bem remunerados, mas disse que precisa conhecer o Orçamento para saber o que pode ser feito.
Eloísa Arruda comentou sobre o Procon, que está ligado à pasta que irá comandar a partir de janeiro. “O Procon precisa de uma implementação para que ele preste um serviço mais eficiente ao consumidor”, defendeu. Segundo ela, o objetivo é ter vias mais ágeis de reclamação. “O caminho será o atendimento por via eletrônica”, disse.
O governador eleito voltou a falar sobre segurança pública, dizendo que a área é prioritária e terá “os recursos humanos necessários” para o trabalho. Ele citou que há mais de 3 mil policiais militares em formação e citou a videoconferência como passo importante para o emprego em outras atividades dos policiais, atualmente usados para a escolta de presos.

Educação - Herman Jacobus Cornelis Voorwald
Nascido em Rio Claro, tem 55 anos. É reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) desde janeiro de 2009. Professor titular do Departamento de Materiais e Tecnologia da Unesp, ele é membro do Conselho Superior da Fapesp. Concluiu o mestrado no ITA, o doutorado na Unicamp e o pós-doutorado em uma instituição da Bélgica.
Fonte: http://g1.globo.com/

0 comentários:

Postar um comentário