sábado, 30 de outubro de 2010

Lousa e mesa ganham novo papel

Clipping Educacional - COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Objetos tradicionais aparecem em versões digitais e facilitam a interatividade na sala de aula
Os tradicionais giz e lousa estão dando lugar a versões eletrônicas. As novidades incluem lousa e mesa digitais e mouse remoto.
Em Taboão da Serra (Grande SP) todas as escolas municipais instalaram lousas digitais. No Miguel de Cervantes, no Morumbi, todas as salas possuem lousas eletrônicas e o giz foi aposentado de vez.
Sintomático do aquecimento do setor, a HetchTech, única fabricante nacional do equipamento, vendeu cerca de mil unidades em 2009 e espera dobrar esse número neste ano e em 2011.
Seu uso não é unanimidade porque alguns especialistas na área de tecnologia educacional afirmam que a lousa digital estimula o método tradicional de ensino, em que todos devem prestar atenção ao professor, apesar da maior interatividade.
Em sintonia com as novas tendências, o mouse remoto se mostra mais eficaz, pois facilita a locomoção do professor pela sala de aula. Moisés Zylberstain, coordenador de tecnologia educacional do colégio Santa Cruz, em Alto de Pinheiros, diz acreditar que o maior ganho já havia sido obtido com a dupla computador-projetor. "Isso obrigou os professores a planejar melhor as aulas e facilitou o uso de ferramentas multimídia."
Para Zylberstain, um sistema híbrido (uma metade da lousa convencional e a outra, digital) parece mais eficaz.
Já as mesas educacionais têm sofrido menos críticas. Ao unir elementos concretos e abstratos de forma lúdica, o método facilita o aprendizado no ensino fundamental.
Na escola estadual Aparecido Garcia, em Jundiaí, a mesa é usada em português e matemática. A escola, que tinha em 2003 um dos piores índices no Ideb, melhorou e se tornou referência.
"Não é a tecnologia, mas as novas pedagogias que vêm em sua esteira que melhoram o aprendizado", diz Betina von Staa, coordenadora de pesquisa em tecnologia educacional do Positivo, produtor das mesas.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br

2 comentários:

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  2. Adoro as novas tecnologias! Mas tenho que concordar com os especialistas, é preciso que o professor seja um mediador no processo ensino-aprendizagem fazendo com que o aluno produza, crie e busque seu conhecimento. Claro que o professor tem um papel fundamental neste processo. É ai que vem a formação continuada, o professor precisa se atualizar perante essas novas tecnologias. Não adianta der o instrumento e continuar os as aulas tradicionais onde o professor é detentor do conhecimento e o aluno um mero expectador.
    Marilda Maria de Souza
    Professora de Tecnologia da Informação

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