quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Escola no interior de SP se recusa a distribuir livro com conto polêmico

Clipping Educacional - Do G1 SP, com informações da TV Tem
Diretora de escola em Itapetininga diz que espera conversa com os pais.
Entregue como leitura obrigatória, obra causou reação também em Jundiaí.
Uma escola de Itapetininga, a 172 km da capital paulista, se recusou a distribuir aos alunos o livro "Cem melhores contos brasileiros do século", entregue pelo governo do Estado como leitura obrigatória. Segundo pais e professores, o motivo é o conteúdo do livro, com termos sexuais considerados por eles impróprios para a idade dos estudantes.
A diretora da escola disse que só vai entregar os exemplares depois de conversar com os pais. A distribuição do livro também havia causado polêmica em Jundiaí no mês passado. O conto citado pelos pais como inapropriado é o "Obscenidades Para Uma Dona de Casa", de Ignácio de Loyola Brandão, que narra a história de uma mulher que recebe cartas de um desconhecido. As cartas descrevem detalhadamente momentos de atos sexuais.
De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, a distribuição do livro é obrigatória. Fica sob responsabilidade da escola explorar, ou não, o assunto em sala de aula. A secretaria disse ainda que o livro fica nas salas de leitura das escolas à disposição dos estudantes e professores.
Na época do caso em Jundiaí, a secretaria afirmou que o livro foi analisado e aprovado por uma comissão de professores de diversas universidades.
Autor do conto
Após a polêmica em Jundiaí, o escritor Ignácio de Loyola Brandão disse que os pais “não estão vendo a realidade”. “Nesse momento eu acesso a internet e vejo jovens mandando e-mails com imagens nuas para os amigos. Vejo mensagens no Twitter, de jovem para jovem, muito obscenas”, afirmou o escritor na ocasião. “Eu me pergunto, onde estão esses pais que não conversam com os filhos, que não perguntam o que eles acham de sexo, de erotismo, de palavrão. Que mentalidade é essa, 1500? Em 2010 isso não faz sentido”.
Fonte: http://g1.globo.com

Um comentário: