terça-feira, 31 de agosto de 2010

Metade dos alunos do 9º ano em particulares tem mães com ensino superior completo

Rafael Targino
Clipping Educacional - Em São Paulo
Quase metade dos alunos no 9º ano de escolas privadas tem mães com ensino superior completo. É o que mostra a PeNSE (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar) 2009, feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgada na última sexta-feira (27).
Segundo a pesquisa, esse grupo responde por 46,9% do total. Já nas públicas, o número cai para 8%.
Quando o filtro público/privada é retirado, os dados mostram que um quarto das mães não tem instrução ou não completou o ensino fundamental (25,9% do total); outro um quarto delas tem ensino médio completo ou superior incompleto.
A capital com mais mães com ensino superior é Vitória (26,9%), seguida por Brasília (20,9) e Aracaju (19,7%). Manaus (9,8%) é a cidade onde esse índice é menor. Maceió tem a maior proporção de mães (37,7%) com nenhum nível de escolaridade ou só com ensino fundamental completo, seguida por Fortaleza (32,3%) e Teresina (31,5%).
Segundo a professora Inês Barbosa de Oliveira, da Faculdade de Educação da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), um dos fatores que podem explicar os números é a situação financeira da família. “As mães que tem nível superior, de um modo geral, têm colocação no mercado de trabalho que as permite colocar [os filhos] na escola particular”, diz.
Inês alerta, no entanto, para a percepção de que a escola particular é sempre melhor que a pública. “A quantidade de escola particular que não presta é talvez tão grande quanto a de publicas que não prestam”, afirma.
fonte: http://educacao.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário