terça-feira, 31 de agosto de 2010

Educação de RC é destaque nacional em matéria da Veja

Clipping Educacional - Canal Rio Claro
A educação rio-clarense está em alta. A qualidade do ensino público e privado foi destacada pela revista Veja. Com os investimentos feitos para a ampliação de vagas escolares e o constante aprimoramento dos professores no programa de formação continuada, a prefeitura ajuda a cidade a atingir a excelência no ensino que a reportagem da Veja põe em evidência ao falar sobre ?as metrópoles do futuro? na edição que circula nesta semana.
"Rio Claro tem tradição em oferecer ensino de qualidade nas escolas públicas e particulares, com faculdades conceituadas que já formaram grandes profissionais em diferentes setores", ressalta da professora Heloísa do Carmo, secretária municipal da Educação.
Revista semanal de maior tiragem no Brasil, a Veja investigou os municípios brasileiros de médio porte "de 100 mil a 500 mil habitantes " e destacou as 20 mais bem sucedidas. Para a Veja, "Rio Claro leva a educação a sério", como afirma na aertura da matéria, na página 104.
Com 52 unidades espalhadas pelo município, atendendo a 20 mil alunos, a rede municipal contribui decisivamente para esse quadro. Na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos está o público atendido por mais de mil profissionais entre professores, dirigentes e funcionários da prefeitura.
Esses números devem aumentar na medida em que o governo municipal investe em obras de ampliação da rede. Três novas unidades estão em construção, um imóvel foi adquirido para a instalação de creche e várias unidades estão sendo ampliadas ou reformadas. Os investimentos nessas obras totalizam, hoje, mais de R$ 10 milhões.
A preocupação com a criação de vagas caminha junto ao compromisso de investir em qualidade. A rede municipal de ensino conta com 18 salas de recursos multifuncionais, distribuídas em 13 unidades de ensino, equipadas para atender também a alunos com necessidades especiais.
Enquanto escolas por todo país começam a se movimentar para, em até dez anos, adaptarem-se à lei publicada em maio pelo governo federal determinando a instalação de bibliotecas em todas as entidades de ensino do país, públicas ou privadas, a rede municipal rio-clarense já está nos padrões da nova legislação. Todas as 52 unidades de ensino da rede estão adequadas à universalização das bibliotecas nas instituições de ensino no país.
As bibliotecas das escolas municipais somam aproximadamente 80 mil itens. Cada unidade tem sala de leitura e acervo bibliográfico com livros, revistas, enciclopédias e material multimídia com vídeos, DVD's e CD's para consulta. Algumas escolas já possuem livros digitais e em braile para deficientes visuais.
Além disso, há investimentos como a produção do filme "Cidade Azul", que em 45 minutos resume a história de Rio Claro em material didático diferenciado e exclusivo para ser distribuído nas escolas da cidade.
No setor da educação a Veja destaca a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e outras oito faculdades particulares, a excelência no ensino da escola técnica estadual "Armando Bayeux da Silva " "o melhor de todos os colégios públicos paulistas", segundo a revista - e a importância da Escola Livre de Música na formação musical de vários jovens do município.
fonte: http://www.canalrioclaro.com.br

0 comentários:

Postar um comentário