quarta-feira, 7 de julho de 2010

O papel da educação na sociedade

Artigo do leitor Thomas Rocha
Clipping Educacional – Jornal ) Globo
Todo o ser humano, para ser humano, precisa ser formado, ou seja, precisa de educação. Há cerca de 400 anos, na Europa, um grande educador e pedagogo pregava essas palavras como uma verdade universal. Seu nome era Comenius, um homem de fé, que acreditava na humanidade e na educação das pessoas como meio para se aproximarem de Deus. De fato, se cremos que os homens foram criados à imagem e semelhança de Deus, certamente é verdade que os homens nasceram para ser educados e que há na natureza humana uma aptidão inata para a educação.
" O bombardeio negativo em torno da educação nos faz cair em um pessimismo imobilista, como se não houvesse nada que pudéssemos fazer para melhorar essa situação "
Se o que nos diferencia dos demais animais é a nossa capacidade de raciocínio, nossa habilidade de comunicação por meio das diversas linguagens e nosso potencial para construir instrumentos e tecnologias que qualificam as vidas, então é a educação que faz de nós humanos. O poder público, as comunidades, as escolas, os pais, os professores e estudantes precisam urgentemente empreender ações que garantam e qualifiquem a educação.
O artigo 205 da Constituição Federal estabelece: "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".
Ora, sendo assim, fica evidente que a ética, a autonomia, a responsabilidade e o respeito somente podem ser cultivados entre nós e entre nossos filhos por meio da educação. Apenas por ela é possível canalizar toda a energia da juventude para as ações positivas, distanciando-a dos vícios, das drogas e da violência. É a educação que os tornará cidadãos de fato, fazendo-os conhecendo seus direitos e deveres e lutar para transformar o mundo em que vivemos.
Atualmente, o discurso político não falha em citar a educação brasileira como um dos principais problemas do país. Em muitos jornais, nas rádios e, principalmente, na televisão, sempre aparece com muito destaque o descaso com que é tratado nosso sistema educacional e o verdadeiro caos em que as escolas brasileiras se encontram. Tudo isso é verdade. Porém, o bombardeio negativo em torno da educação nos faz cair em um pessimismo imobilista, como se não houvesse nada que pudéssemos fazer para melhorar essa situação - e isso não é verdade.
Fonte: http://oglobo.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário