terça-feira, 20 de julho de 2010

Melhores escolas públicas são de universidades

Clipping Educacional – Folha de S.Paulo
Para ser escola pública conceituada no país, a instituição precisa estar ligada a universidades ou a entidades de ensino técnico. Além disso, é necessário fazer seleção de alunos e contar com condições raras no restante da rede, como professores com pós-graduação e aulas práticas.
O panorama será mostrado hoje pelo governo federal, com a divulgação das notas de cada escola no Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio).
Para educadores, as exceções do sistema público podem mostrar caminhos para melhorar o restante da rede oficial, que teve resultados inferiores aos da particular mais uma vez.
Entre os 10% mais bem classificados (1.793), só 8% dos colégios são públicos, percentual igual ao do Enem do ano anterior.
Alteração do currículo e ampliação da jornada, dizem os pesquisadores, são iniciativas das boas públicas que poderiam ser replicadas também nas outras escolas.
Ranking
O Enem é a única avaliação que engloba todas as escolas particulares do país. O colégio Vértice, da capital, obteve a melhor posição do ranking.
Entre as escolas públicas, a melhor colocada de São Paulo foi o instituto técnico federal.
No país, o mais bem classificado colégio público "convencional" (sem seleção de alunos) apareceu na 729ª posição geral, superado por 73 colégios públicos de elite. Essa instituição fica em Posse (GO).
O resultado final, no entanto, pode ter sido afetado pela maior abstenção de alunos da história do Enem.
Fonte: http://www.agora.uol.com.br

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