segunda-feira, 5 de julho de 2010

Lula diz que Brasil 'avançou' na educação ao avaliar dados do Ideb

Clipping Educacional - Do G1, em São Paulo
Para o presidente, país cresceu em todas as etapas do ensino.
Apesar da melhoria no país, 24% das cidades ficaram abaixo de meta.
Ideb mostra que 24% dos municípios estão abaixo da meta na 8ª série Veja escolas de SP com as melhores e com as piores colocações no Ideb Veja escolas do Rio com as melhores e com as piores notas no Ideb Ideb mostra que 35% das escolas ficaram abaixo da meta na 8ª série O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou no programa semanal “Café com o Presidente” desta segunda-feira (5) que o país “avançou” na educação ao avaliar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“O Brasil cresceu todas as etapas do ensino entre 2007 e 2009. Nos anos iniciais, o Ideb subiu para 4,6 em 2009. A nossa proposta para o período era 4,2, portanto, nós ultrapassamos em muito a meta que nós tínhamos colocado”, disse.
Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda mostram que, apesar da melhoria do país nos resultados, 24% dos municípios ficaram abaixo da meta estipulada para 2009. As notas se referem aos anos finais do ensino fundamental, que equivale à 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano). Nos anos iniciais, da 1ª à 4ª (1º ao 5º ano) série, foram 15% das cidades.
No total, 5.404 municípios tiveram nota computada no Ideb na 4ª série. Nos anos finais, foram 5.450 municípios, segundos os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Parte dos municípios analisados pelo instituto ficou sem nota por não ter atingido quantidade suficiente de amostras para o cálculo.
O Ideb leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil.
Entre os municípios com as piores notas no Ideb 2009 na 4ª série estão cinco cidades da Bahia, duas do Piauí, duas da Paraíba e uma do Pará. A pior nota foi de Apuarema, na Bahia, com 0,5. A meta da cidade era 2,6. Em 2005, o município teve 2,1 e em 2007 teve 2,7. O Ideb é calculado a cada dois anos.
Na 8ª série, as piores notas foram registradas emcinco cidades da Bahia, três do Rio Grande do Norte, duas de Alagoas, uma da Paraíba, uma do Maranhão e uma de Sergipe. A nota mais baixa foi de Jardim de Angicos, no Rio Grande do Norte, que teve 1,6. A meta do governo federal para a cidade em 2021 é 4,6, enquanto a do Brasil é 5,5.
Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro concentram os 20 municípios com as melhores notas no ensino fundamental. A melhor nota da 4ª série é de Dois Lajeados, no Rio Grande do Sul, com 7,3, e na 8ª série é de Jeriquara, em São Paulo, com 6,6.
fonte: http://g1.globo.com/

0 comentários:

Postar um comentário