terça-feira, 4 de maio de 2010

MEC classifica sexualidade como tema transversal

Mariana Mandelli
Clipping Educacional - O Estado de S. Paulo
Ministério não impõe um modelo de ensino e dá autonomia aos Estados e municípios
A sexualidade é classificada como tema transversal pelo Ministério da Educação e consta nos parâmetros curriculares nacionais, que são as diretrizes para os conteúdos ensinados nas escolas. Por ser um assunto complexo, o MEC não impõe um modelo de ensino e dá autonomia aos Estados e municípios, que podem criar aulas específicas ou incorporar o conteúdo às grades.
Na rede estadual de São Paulo, a educação sexual é abordada nas discussões sobre saúde nas aulas de ciências e biologia. “Temas como a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez precoce são muito discutidos”, afirma Eleuza Guazzelli, da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas.
A rede municipal paulistana também trabalha o assunto com a Secretaria da Saúde. Há parceria entre as pastas para criar materiais de conscientização. Além disso, os médicos do programa ‘Aprendendo com Saúde’ orientam os alunos nas escolas.
Fonte: http://www.estadao.com.br/

Um comentário:

  1. Talvez seja um tanto irresponsável da parte do MEC deixar essa questão na responsabilidade dos estados e municípios...

    ResponderExcluir