terça-feira, 9 de março de 2010

Uma greve contra os pobres

Gilberto Dimenstein
Clipping Educacional - Folha on-line
A greve decretada pelo sindicato dos professores de São Paulo é uma greve contra os pobres - a sorte do sindicato é que os pobres não sabem disso.
Não vou discutir aqui o pedido de aumento salarial (30%). O problema gritante é que, entre as reivindicações que levaram à decretação da greve, estão o fim das normas que reduziram a falta dos professores (podia-se faltar até 130 dias por ano), o exame para professores temporários, a nota mínima para os concursos, a escola de formação de professores (o novo professor tem de passar num curso de quatro meses antes de dar aulas) e, enfim, o programa que oferece aumento salarial para quem ir bem em provas.
Suponhamos que se decidisse mesmo facilitar o absenteísmo (que já é grande) e reduzir medidas que valorizem o mérito. Quem vai sofrer não é o filho da classe média. Mas o pobre.
Tenho dito aqui que a profissão mais importante de uma sociedade é o professor. Sei que ele vive em permanente tensão, o rendimento é baixo, é vítima de violência. Nada pode ser mais importante do que valorizá-lo. Sei também como a classe é vítima de várias mudanças de secretários - o que ocorre dentro do PSDB em São Paulo.
Mas esse tipo de reivindicação contra o mérito não melhora a imagem do professor - é um desserviço que o sindicato faz à categoria.
fonte: http://www1.folha.uol.com.br

16 comentários:

  1. Independentmente se a greve é política ou não, se é o pobre que vai dançar (como sempre dançou - dentre os quais o miserável magistério de SP), que o nível está baixo,etc,etc,etc; O que eu sei é que esse salário é de frentista de posto de gasolina (sem querer desmerecer o profissional sem nível universitário).
    Eu não ia votar no PT, mas não resta outra alternativa.

    ResponderExcluir
  2. Tb acho um deserviço postar estas aberrações do Dimenstain. Tenho professor q passou na prova q nao sabe e nao tem competencia para ensinare outros q sao excelentes,que estão a ver navios.....
    Colocar X na questão certa não é sinal de competencia,nem de merito.

    ResponderExcluir
  3. http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=99390004&refresh=1

    criei esta comunidade comtra esse lixo de jornalista, participem

    ResponderExcluir
  4. markus, claro q temos outras alternativas.. vote no partido verde, por exemplo. A situação do país não pode continuar como está. Se o PT ganhar, vai continuar do mesmo jeito - se não piorar para uns.

    ResponderExcluir
  5. Se o salário é de frentista, vote no PT mesmo: Vai continuar no mesmo e se aumentar, será 6% como ele sempre faz.

    ResponderExcluir
  6. Colocar X na questão errada é menos ainda sinal de competência!

    ResponderExcluir
  7. Há muitos professores na rede que já poderiam estar aposentados e há aposentados que continuam dando aulas. Estes precisam de uma atualização na formação, por isso a maioria não passou na prova. As pessoas ficam acomodadas no cargo e esquecem de estudar...

    ResponderExcluir
  8. Quem diria, heim Sr. Gilberto Dimenstein! E que texto pobre para escritor do seu quilate! O senhor, sim, está a desserviço da educação quando concorda que há desmandos cometidos contra os professores e, ao mesmo tempo, parece compactuar com esse tipo de avaliação imposta pela secretaria da educação. Quanto às faltas dos professores vale lembrá-lo que muitos deixam de ir à escola porque estão psicologicamente abalados pelos motivos que o senhor mesmo citou. Outros faltam por pura preguiça e descompromisso porque descobriram que a educação é um cabide de emprego, que não é preciso ter vocação para ser professor, basta sentar-se frente à sala, trocar figurinhas com um e outro aluno e deixar o resto rolar... Daí não concordarmos com essa avaliação como é feita e que mais parece “loteria esportiva” e por si só não revela, fielmente, a competência do professor que, no caso da prova de promoção por mérito, foi massacrado e humilhado. Sabemos de colegas competentíssimos que, por conta dessa prova, estão desmotivados e ameaçam abandonar o magistério (muitos já abandonaram). Quanto à admissão de professores não seria interessante que, a exemplo da “Paula Souza”, grande parceira do estado, o candidato a professor fosse submetido, também, a ministrar aula para uma banca, revelando seu domínio sobre o conteúdo?
    Ainda bem que o pobre, como o senhor se refere e que acaba de discriminar, não lê jornal por dois motivos: porque não tem dinheiro para adquiri-lo (e nem acesso a internet) e porque não tem o hábito de ler. Há muitos ricos com filhos usufruindo as escolas estaduais que não são só para pobres, mas um direito do povo brasileiro. Esse mesmo pobre que se contenta, apenas, com as bolsas escola, família e que tais, com o material doado pelo governo como cadernos livros e mochilas, muitos deles destruídos, encontrados em latas de lixo, atirados nos arredores das escolas porque não possuem o “design” adotado pelas nossas crianças e jovens manipulados pela mídia a despeito da probreza. Concordamos, sim, com as bolsas família, escola e que tais, concordamos com o material didático, muito bom (com os quais muitos daqueles professores descompromissados acima citados, não sabem trabalhar), mas há que se cobrar dos pais, desses pobres aos quais o senhor se refere, que seus filhos tenham um bom rendimento escolar para que possam fazer jus às tais bolsas. No momento exige-se, apenas, que não faltem as aulas. Era assim, também, com o professor em relação ao bônus, antes do índice do Idesp, pasme. Sei de uma excelente professora de literatura, amada por seus alunos, que foi prejudicada naquele sistema de bônus porque, vitimada por uma pneumonia, precisou de licença médica, fato que deixou indignado todo o corpo docente da escola.
    E para terminar, embora haja tanto para discorrer sobre situações que o senhor certamente desconhece sobre o magistério público, pergunto aqui sobre como seriam os resultados das avaliações, se fossem exigidas, daqueles em cujas mãos está o destino do nosso país, de nossas cidades, dos médicos que não passam por avaliação do Conselho a exemplo da OAB.
    Professora Vera

    ResponderExcluir
  9. Caros colegas,
    alguns não entenderam minha provocação quando disse que a alternativa seria o voto no PT. O PSDB tem conseguido a proeza de ser pior que o PT. Vendo o que tenho visto nos últimos tempos, prefiro votar nulo. E não me venham com aquela balela desgastada de exercer cidadania pelo voto. Que cidadania num país governado por coronéis de gravata e seus mensalões (com raríssimas excessões)?
    Fiz a tal provinha, sabendo de antemão que não obteria a progressão; acertei 80% dos testes (sem ler a bibliografia que, pelas resenhas, contradiz totalmente a filosofia empresarial desse governo). Devido licenças médicas para cirurgia(de fato necessárias)não "progredirei". Como se uma prova idiota avaliasse alguma coisa - (além do que,se vc já é concursado, qual a razão de mais uma prova?). Mais ainda, como se justifica uma redação valendo 50% da prova? Perguntem aos "peixinhos" e aos "peixões"... Vários abnegados, engolindo sem digerir essa proposta, terão 100% de aproveitamento, mas e em sala de aula, onde se prova o verdadeiro professor?... Ou seja, essa prova é uma embromação para expurgar as raras cabeças pensantes, como vem acontecendo. O governo de São Paulo, como todos os outros no 3º mundo (emergente?!...), precisa de técnicos - não professores - para sua linha de montagem apelidada de "educação". Haja vista essas cartilhinhas (manuais de manutenção para quem não sabe dar aula)cheias de erros e imprecisões,desconectada entre si, que afronta a própria bibliografia proposta para o concurso.
    Este país está surreal em todos os aspectos e segmentos. É só ler um jornal ou ligar a televisão. Mentem tanto - inclusive pseudoentendidos em educação -, como pregavam os nazifascistas, que acaba virando verdade. E "la nave va" (para o caos).

    ResponderExcluir
  10. Dimenstein é um verdadeiro imbecil!
    O que um idiota destes sabe de educação?
    Quantas vezes este "ser" lecionou numa sala superlotada da periferia ganhando nossa "ajuda de custo" (isto não é salario!).

    ResponderExcluir
  11. lei da seleção natural...

    ResponderExcluir
  12. Seleção natural? Acho que vc não entendeu Darwin e pode ser vítima da tal "seleção".

    ResponderExcluir
  13. ainda há tempo de ter um emprego melhor e um emprego de verdade, meu filho...A vida é feita de escolhas e elas só dependem de você mesmo...

    ResponderExcluir
  14. Acho que vc leu Sarte e também não entendeu.

    ResponderExcluir
  15. Desculpe-me. Sartre, é a pressa,... papai.

    ResponderExcluir