segunda-feira, 15 de março de 2010

O amor constrói. Mas não ensina a tabuada

Gustavo Ioschpe
Clipping Educacional – veja.com
"Um espectro ronda a educação brasileira. É a ‘pedagogiado afeto’, e está mais para Gasparzinho do que para alma penada."
Na teoria, ela bebe de fontes sérias, que vão da psicologia transpessoal de Abraham Maslow às ideias de inteligência emocional de Daniel Goleman. Aplicada à pedagogia, significaria alterar as práticas de sala de aula para incentivar a introdução da afetividade na relação aluno-professor e entre os próprios alunos, com o objetivo de criar um ambiente de bem-estar na escola que melhorasse o ensino-aprendizagem. Assim como a maioria dos professores brasileiros se diz construtivista sem jamais ter lido Piaget ou entendido sua teoria, também a pedagogia do afeto tem uma aplicação que, em seu simplismo, pouco tem a ver com a matriz teórica. No Brasil, usa-se essa definição para uma ideia algo difusa de que o fundamental de uma escola, de um professor, é dar afeto aos seus alunos e desenvolver com eles uma relação pessoal, suprindo a suposta carência de afeto sentida pelas crianças brasileiras.
Essa visão se espalha com enorme rapidez. Em pesquisa recente de Tania Zagury com uma amostra grande de professores de todo o país, 62% dos entrevistados disseram que "a melhor escola é aquela em que o aluno encontra professores amigos e ambiente agradável". Grupos de escolas particulares adicionam o coraçãozinho da sua pedagogia afetiva a seus anúncios, e a teoria é agora o norte pedagógico da Legião da Boa Vontade (LBV).
A pedagogia do afeto apresenta três vantagens importantes a seus adeptos. A primeira é que ela é de difícil mensuração (como se mede o amor?), de forma que é impossível dizer se funciona ou não. A segunda é que o uso do afeto serve como um antídoto ao fracasso de nossas escolas naquela que deveria ser sua primeira tarefa, a de transmitir conhecimentos da cultura universal e desenvolver o raciocínio analítico e a curiosidade do alunado. Sempre é conveniente defender-se do fracasso técnico atrás do véu propiciado por uma causa nobre. Afinal, o que é saber trigonometria diante de estar com o coração transbordante e em contato com sua alma? Finalmente, o terceiro benefício é que a pedagogia do afeto apresenta uma alternativa mais simpática para explicar o insucesso da escola em relação a seu principal concorrente, a ideologização do ensino, que pretende formar o "cidadão crítico e consciente". Você pode reclamar que seu filho não está aprendendo porque está sendo doutrinado, mas como atacar aqueles que se preocupam em criar um ambiente amoroso em sala de aula? Já vejo os seus simpatizantes pensando: "Mas o que esse cara defende, então? A pedagogia do ódio?". É um prato cheio para os maniqueístas.
Mais do que uma ferramenta cínica para cobrir nossa abissal incompetência no ensino, a pedagogia do afeto se encaixa como uma luva em duas vertentes da nossa cultura, especialmente populares entre os professores. A primeira é o maximalismo. Não basta ao docente brasileiro ser um profissional competente que consegue dar cabo de sua missão primeira (e nada simples) de transmitir aos alunos todo o conhecimento e desenvolver as habilidades intelectuais para navegar em um mundo crescentemente complexo. Isso é pouco. É preciso, também, desenvolver valores éticos, melhorar a autoestima do alunado, preservar o meio ambiente e prezar a diversidade. O bom professor precisa ser um herói, um abnegado, um missionário, um Quixote lutando contra uma sociedade que o ignora e o desrespeita.
A segunda vertente, muito estimulada pelo governo atual, é a ideia de que o brasileiro legítimo é um batalhador, que se esforça contra todas as adversidades. Se triunfa ou não, é irrelevante: o que importa é que não desiste nunca. E o faz mantendo, no processo, a simpatia e a cordialidade brejeira que ainda nos tornarão a Roma dos trópicos. Em suma, o processo e o esforço são mais importantes que o resultado. E o resultado do processo escolar – que deveria ser, antes de todo o resto, o aprendizado – fica de lado. A escola brasileira parece acreditar que terá cumprido sua missão se criar um sujeito bem ajustado, que não puxa os cabelos dos coleguinhas, ainda que não saiba a tabuada nem consiga escrever dois parágrafos concatenados.
A origem intelectual desse vírus que vai poluindo nosso discurso educacional é difusa, já que se trata de um pot-pourri de diversos pensamentos desconexos. Seus maiores praticantes no Brasil são Içami Tiba e Gabriel Chalita. Os escritos do primeiro se destinam mais a pais do que a professores, e se caracterizam pela superficialidade e autopromocionalismo dos manuais de autoajuda. Seu magnum opus, Quem Ama, Educa!, destila todos os assuntos imagináveis sobre educação dos filhos em apenas 300 páginas, com uma bibliografia de dezessete autores. É inócuo.
Já Chalita se vale de citações de grandes pensadores para convencer os leitores incautos e incultos de que se trata de um trabalho de densidade intelectual. Sob esse disfarce, esconde-se uma retórica insidiosa, com o objetivo claro de bajular os docentes, a fonte de votos do "pensador" que virou político. Na cosmovisão chalitiana, os professores são os heróis da nossa educação e as vítimas de um fracasso que é da civilização, não da escola. No autoexplicativo Educação: a Solução Está no Afeto, Chalita tenta passar do plano teórico à sala de aula, para descrever como seria uma aula afetiva: "Em matemática, física ou química, como se abordaria esse tema? Seriam feitas reflexões sobre as sensações humanas, o medo, a solidão. As retas, o plano, a trigonometria das ruas do Rio de Janeiro em que conviveram amigos – Vinicius, Toquinho, Tom Jobim (...)". Então tá. Adiciona: "Nada substitui o velho lar. A educação por conta do estado e das instituições não funciona". Assertiva curiosa para alguém que foi secretário da Educação de São Paulo, mas, pelo menos, consistente com sua práxis. Nos quatro anos em que ele esteve no cargo, os alunos sofreram: caiu em 700 000 o número de matrículas nos níveis fundamental e médio, caíram as taxas de aprovação e conclusão do ensino fundamental e mais de 300 escolas foram extintas. Mas com muito afeto.
Fonte: http://veja.abril.com.br

6 comentários:

  1. Esse tipo de matéria , empobrece este tão conceituado blog,pois escancara, a pouca (ou nenhuma) habilidade de seus escritores, quando referem-se ao assunto EDUCAÇÃO.Sim, EDUCAÇÃO, com letra maiúscula. Deve-se ter RESPEITO, para com os LEITORES, deste BLOG.É fonte constante de PESQUISA, INFORMAÇÃO, ATUALIZAÇÃO,...
    Se Chalita ou quem quer que seja, faz algo ,para que percebamos que dentro de uma sala de aula, à relação entre seres humanos, deva ser , de carinho, atenção, cumplicidade,etc, significa , que estas pessoas estão antenadas, com as necessidades reais e urgentes,que devam emergir à partir das escolas (por que não?), para que nossa sociedade, deixe de querer mau, seus filhos, seus pais, os idosos, os bebês, .Ou será que aqui alguém é tão ingenuo, que pense que, Isabela só foi jogada do 5º andar, porque chorava demasiadamente naquela noite? Não claro que aqui ninguem teria um pensamento tão simplório.Não,não. Os leitores deste blog, sabem que quem escreveu está materia, tem algo pessoal ou é politicamente contra as pessoas que pensam e falam em RESPEITO pela EDUCAÇÃO.

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  2. É muito simples passar esses ilustres Tibas e Chalitas pelo crivo da eficiência da pedagogia do afeto. Quero vê-los trabalhando apenas um semestre numa periferia "braba" - "onde o filho chora e a mão não vê". Por mais afetuosos que sejam, creio que mudarão alguns conceitos.

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  3. Onde se lê mão, leia-se mãe.

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  4. Esse tipo de matéria , empobrece este tão conceituado blog?
    Empobrece? Me desculpe digno anonimo mas esta "terapia" da pedagogia do afeto destroi a escola e sua função. Voce é fã do Chalita?
    ... nada a declarar!

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  5. Desculpas..para o "Não fã do Chalita"
    Pensei que este blog, era dotado de espaço democrático,onde os leitores sérios pudesse expor seus comenários. Papo de MSN ,não topo!
    ainda mais quando outros leitores,dizem não ter nada a declarar...pobre coitado.Se eu me recordo,este blog,também não é ponto de encontro para fãs ou não fãs de Chalita!!!O ato de "dar as mãos" dentro de uma escola, não mérito de Ex-Secrtários da Educação. Pelo contrário...são de todas as pessoas que ainda conseguem fazer com que a socidade possa se sustentar nas irejas, nas famílias, nos onibus, nos trêns, no trânsito...ser afetuOso com o próximo, meu caro colega "não fã do Chalita", é deixar essas minúsculas palavras de lado...e RESPEITAR OS COLEGAS leitores dese BLOG,afinal este espaço não um ring...pois se assim o considerar, saiba que está lutando sozinho.Tudo declarado!

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  6. postei um comentário e vc jogaram no lixo muito obrigado, eu estava como anônimo e critiquei a matéria.

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