domingo, 24 de janeiro de 2010

Muito pior do que enchente

Gilberto Dimenstein
Clipping Educacional - Folha Online
Cerca de 40% dos professores temporários da rede pública de São Paulo não passaram no teste de conhecimento. O resultado só não foi pior porque parte da nota é composta por tempo de serviço.
Mesmo assim --e por falta de alternativa-- muitos deles vão dar aulas. Essa notícia é pior (muito pior, diga-se) do que enchente. As enchentes vão e voltam, mas o professor sem capacitação fica, causando danos diários.
Não poderia deixar de reconhecer que merece apoio a decisão do governo estadual de fazer a prova, enfrentando o corporativismo. Até compreendo o anúncio de que os professores reprovados vão continuar dando aula --é isso ou nada. Melhor isso.
A prova toca na questão mais grave do país. Não há pais civilizado sem boa educação --e não há boa educação sem bom professor.
Poucas coisas são mais relevantes do que tentar atrair talentos para dar aula nas escolas públicas, valorizando o papel do professor, com melhores salários e condições de trabalho.
Se a população visse na péssima qualidade da educação uma enchente diária, causando danos por todos os lados (e, pior, na cabeça das crianças), haveria uma revolta permanente.

17 comentários:

  1. Orás, pra ser um bom professor tem de ser "the Flash" ou ter que frequentar intensivo preparatório para concursos. Uma prova objetiva é o único instrumento que pode avaliar o desempenho de um professor?

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  2. Exigir prova anual de um profissional melhora seu desempenho?
    Não seria mais lógica a especialização deste profissional?
    Atribuir remuneração por conta de provas de capacitação é um instrumento legal?
    O professor tem certificação para exercer sua função como qualquer outro profissional e a realização de provas é um expediente que só poderia ser criado pela mente obtusa de Serra e de seu secretário de educação.

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  3. Concordo com os meus colegas. E digo mais, na atual situação educacional de São Paulo os professores que passaram ou não na tal provinha são heróis. Gostaria que os nossos governantes que gostam tanto de avaliar visitassem as nossas escolas onde não existem as menores condições de trabalho e são verdadeiras usinas de loucos. Garanto que a maioria dos professores se esforçam para melhorar, mas todo o sistema é podre e qualquer esforço não aparece. Cabe então, ao governo qualificar melhor esses profissionais e não ficar fazendo demagogia. Somente pode-se exigir melhor qualidade se são dados melhores condições e melhores salários. Gostaria que esses que tanto criticam fossem trabalhar uma temporada nas escolas de São Paulo principalmente nas da periferia e não ficassem em suas redações escrevendo sobre o que não conhecem.

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  4. Essa matéria fala "Não há país civilizado sem boa educação" Eu pergunto a quem interessa um povo civilizado? E a quem interessa uma boa educação? Chegamos onde chegamos graças a falta de uma política educacional séria. E esse mesmo governo que está há quase 16 anos no poder porque não implantou um sistema educacional eficiente? O sonho do nosso governador é ser presidente da república e qual grande obra ele conseguiu fazer em nosso estado? O que vejo é que a mídia paga por esse governo jamais tocou nos assuntos importantes e o papel da imprensa que deveria ser imparcial, informar e fiscalizar praticamente assina embaixo de tudo que está errado. No final cada um defende os seus próprios interesses e não na transformação social que se faz tão necessária.

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  5. o que esperar de um ralé de jornalista pré chupa bolas de um governador que parece doente, e uma mídia totalmente inescrupulosa típica dos confis africanos, dizer que o esgoto e as mortes que invadiram são paulo em plena festa de fim de ano não são agravantes, só podia partir de um débil, cuja única função é perpetuar as desgraças em busca de uma colocação no governo federal.

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  6. Concordo com as colocações acima, pois as condições miseráveis em que se encontra o ensino público, e, de um dia para o outro, anuncia uma bibliografia extensa.Pergunto, quais as condições de um professor em se preparar para uma prova, tendo que lecionar em quatro escolas, num final de ano estressante? Concordo em melhorar sim o nível do professor, mas também, tem que melhorar o nível dos nosso representante, que até agora só está preocupado com sua eleição para presidente!

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  7. Amiga, ainda não compreendo pq vc coloca algumas publicações idiotas aqui? Eu fiz a provinha e apesar de ter passado, garanto que estava dificilima. Vc já estudou sobre a Ucrania? Pois é, Ucrania caiu na prova de História....
    Onde fica o trabalho com a realidade do aluno? O professor tem que estudar de forma diferente.... Uma pra lecionar e outra pra responder prova....
    Me respeitem.....

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  8. sou professor efetivo, e no entanto não acredito que meu conhecimento esteja vinculado a ter passado ou não numa prova. muitos de meus professores, no passado eram acts, o que não significava que eram maus professores, muito pelo contrario, tive alguns professores efetivos que deixaram mais a desejar. quanto à avaliação, se fosse cobrado conteudo de sala de aula, conhecimento sobre o que deve ser ensinado tudo bem, as não é o que acontece. è muito facila para alguem que não sabe o que é uma sala de aula do estado fazer críticas a respeito do desempenho de educadores em uma prova cujo o conteudo ´r extremamente teorico e muitas vezes inacessivel à maioria dos docentes, até mesmo pelo alto preço em detrimento do salario da categoria.

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  9. Olá a todos os MESTRES!
    Sabe eu acredito que devemos saber tudo o que pensam a nosso respeito. Dimenstain, se diz o bambaqmbam e não tem o menor respeito por nós, e o que é pior publica tamanho absurdo em um jornal de circulação nacional (folha de SP).
    Morei um ano em Londres, a Folha SP era jornal encontrado diariamente.
    Estamos em um ano de eleição onde o Serra está bem cotado e o Dimenstais é seu lambe botas, não podemos esconder, acho que devemos é meter branca no comentário dele.
    Pode acreditar, alguém há de ouvir nossos gritos, por isso não me importo com o anônimo, odeio o tal jornalista e espero que se ele tiver filhos não encontre professores para ele.
    O meu ditado é o seguinte: SEM PROFESSOR NÃO HÁ EDUCAÇÃO E NEM QUALQUER OUTRA PROFISSÃO.
    Meu carinho
    Silvana Marmo

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  10. Que bobagem este fulano disse, estou farto de estupidez, mas se estamos vivendo este momento vamos aproveitar para deixar A IDÉIA DE QUE SE APLIQUE AVALIAÇÃO PRA TODO MUNDO, inclusive para políticos, médicos (pois a saúde é uma droga), Jornalistas(que se beneficiam do caos) e metidos a escritores, que se baseiam em um mundo medíocre. Este Gilberto deveria ficar na dele. Professor é gente, e avaliação com questões objetivas não indicam nada.
    Curriculum enfiado goela abaixo não ajuda aqueles que vivem sem familia. A escola está ruím, mas a culpa não é somente dos professores é da sociedade que vota e elege pessoas incapazes de terem HUMANIDADE no coração.
    Fiquei com saudades do senhor Gabriel Chalita.

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  11. Esta avaliação do governo é ótima; como um professor vai ensinar algo que ele não sabe. Para ser professor não basta ser apenas bom de "papo", deve-se ter o mínimo de conhecimento, é o que exigem estes testes. Mas vale lembrar; o governo não pode apenas cobrar, já passou do tempo de valorizar os profissionais de educação, afinal, como um professor vai estudar se ele tem que dar aula em 2, 3 ou 4 escolas, cedo, a tarde e a noite, isso porque não dá para sobreviver com apenas um cargo de professor.
    O problema da falta de especialização é reflexo do caos nas políticas de educação, um exemplo; hoje, a unica dificuldade que uma pessoa tem para entrar em uma faculdade é ter dinheiro para pagar a mensalidade, pois na maioria absoluta das faculdades, por enquanto as particulares, o candidato não precisa nem estudar para passar no vestibular. Os cursos viraram produto, tem mais vagas do que candidatos, os vestibulares estão cada vez mais fáceis, os professores das faculdades são pressionados a aprovarem, além de terem que rever conteúdos básicos de ensino fundamental e médio, algo que o candidato já deveria saber.
    Concluindo: Profissionais desqualificados, a população paga pelos erros absurdos, desvalorização da mão de obra com nível superior e o governo feliz com o aumento no número de pessoas com nível superior!

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  12. Gente,
    O Gabriel Chalita fez um discurso hoje falando sobre esse assunto. Ele merecia ser aplaudido em pé. Nunca vi nenhum político falar como ele fez hoje sobre essa desgraça que está a nossa educação.
    albano

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  13. Daniel
    vc não conhece a educação. O teor da dita provinha não tem a ver com o que se ensina nas escolas.......

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  14. Hoje se voce colocar professores doutores em suas respectivas áreas para lecionar nas escolas públicas de São Paulo, dúvido que eles conseguirão melhorar em alguma coisa o aprendizado do nosso aluno. Na escola o professor é fundamental, mas somente ele jamais transformará todo o sistema que é ultrapassado e serve de palanque político somente às vesperas das eleições. Tenho ouvido muitos professores julgando outros em relação aos cursos de aperfeiçoamento e atualização. Será que esses professores que se "acham" conseguem ensinar algo nesse sistema falido? Hoje não se pode cobrar nada do aluno, se cobrar o professor não sabe ensinar, se não cobrar o professor é vagabundo. O que me surpreende é que alguns colegas pensam como o governo, repetem o mesmo discurso, julgam de forma superficial e arrogante os próprios colegas: "Realmente a culpa é do professor". Observando o comportamento da categoria é possível entender porque o governo e a sociedade não nos respeita, pois não nos respeitamos. Se não formos realmente uma classe unida jamais faremos nos respeitar e transformar a sociedade. Efetivos ou temporários, com especialização ou não, com cursos de aperfeiçoamento ou não, somos todos professores. Ontem eu era ACT, hoje eu sou efetivo, e daí, Contínuo a ser professor.

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  15. Sou professor da Rede Estadual de Ensino do RJ. Acompanho as situações referentes ao ensino de outros estados, através de jornais, revistas até mesmo na internet, e parece que os governos não entendem que o melhor instrumento de trabalho do professor é o próprio aluno, pois ele é que nos induz a mudar a maneira de ensinar aliada às alterações de planejamento de aula.

    Não é somente a prova escrita que avaliará o desempenho do professor. O aluno conhece muito bem as características do seu professor em sala de aula - no enriquecimento de conteúdos, na forma como são transmitidos, na postura e lado afetivo. Estudante não aprova aquele professor que é super sério e agindo ignorantemente.

    O governo poderia sugerir a cada escola que selecionasse alunos mais responsáveis e fizessem uma votação, elegendo os melhores professores.

    A sociedade, inclusive os pais, poderia dar esse apoio e talvez estaríamos em um trecho do caminho das pedras.

    Avaliação sob forma somente de provas escritas? É muita falta de interesse das autoridades que só se lembram de nós em período eleitoral.

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  16. Com que autoridade o "doutor em educação" Gilberto Dimenstein emite opinião sobre um assunto que ele julga conhecer mas que é totalmente leigo? Esse cara já entrou em uma sala de aula, conhece a realidade do professor? Para mim ele não passa de um arrombado, lambe-lambe do Serra que ganha para escrever matérias contra o professor. Vai ler jornal para enxergar a realidade do país seu FDP.

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  17. Só darei ouvidos ao que o Dimenstein disser quando ele - e várias "autoridades" na área - encararem um mês apenas uma periferia "braba". Como será que ele as "otoridade" negociarão com traficantes para abrir a escola?; como ele ensinará alunos que só vão a escola para comer merenda; Como ele viveria com 1.000 reazinhos por mês?
    Falastrões!

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