quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Professores fazem manifestação na praça da República; comissão negocia com Secretaria de Educação

Clipping Educacional - Da Redação Em São Paulo
Cerca de mil professores estiveram na frente da secretaria estadual de Educação, na praça da República, na tarde desta terça-feira (1). A estimativa do número de manifestantes é da Apeoesp, sindicato dos professores estaduais de São Paulo.
A presidente do sindicato e mais uma comissão foram recebidos pela secretaria e negociam as reivindicações. Dentre os pedidos do sindicato estão o boicote ao PLC 29 (Programa de Valorização por mérito); a garantia do caráter classificatório (sem divisão por categorias da prova dos ACTs); defesa da carreira; reajuste salarial (27,5% de reajuste salarial, 6% de reposição das perdas de 2009, e incorporação da GAM e da GG com extensão a aposentados); e unidade de todos os professores (efetivos, ACTs e aposentados).
Chuva e guarda-chuva
"A chuva não atrapalhou a manifestação", disse Roberto Guido, diretor da Apeoesp. "Agora vamos esperar o final da reunião [antes de tomar qualquer outra decisão]".
Caso os pedidos não sejam atendidos, os docentes prometem realizar greve no início do ano letivo de 2010.
O PLC 29 foi sancionado pelo governador José Serra no final de outubro. O projeto institui provas para ascensão na carreira do magistério para professores, supervisores e diretores da rede estadual de ensino. O programa recebeu o nome de Valorização pelo Mérito. As primeiras provas serão aplicadas no início de 2010.
A lei cria o Sistema de Promoção no Quadro do Magistério do ensino oficial do Estado de São Paulo, com cinco fixas em cada uma das carreiras: professor, diretor e supervisor. Dentro de cada faixa são mantidas as evoluções previstas na legislação anterior, baseadas em tempo de serviço e cursos que aprimoram a formação.
No dia 31 de janeiro de 2010, acontece a avaliação para diretores e supervisores. Nos dias 3 e 4 de fevereiro, serão avaliados os professores de 1ª a 5ª série do ensino fundamental e de 6ª a 9ª, respectivamente. Cerca de 220 mil professores estão habilitados a fazerem a avaliação já em janeiro. A lei permite a promoção de apenas 20% deste total, que receberá aumento de 25%.
Segundo nota da Apeoesp, os professores "não participarão da 'promoção por mérito', que desrespeita a carreira, fragmenta e promove a competição entre os docentes".
Fonte: http://educacao.uol.com.br/

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog a serviço dos sofridos servidores públicos. Divulguemos nossa luta, formemos rede, na busca da efetivação dos direitos fundamentais e da plena cidadania. Não deixem de visitar o meu blog: www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir