quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Erro mantido em segredo

De Demétrio Weber
Clipping Educacional - O Globo
O Ministério da Educação (MEC) sabia com semanas de antecedência que uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seria anulada, mas não avisou a ninguém. A falha foi detectada por uma equipe revisora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC responsável pelo exame. Como a prova já estava na gráfica, o Inep entendeu que não havia tempo suficiente para corrigir o erro no teste de língua portuguesa.A decisão, então, foi manter a impressão do jeito que estava.
No domingo, 2,5 milhões de participantes receberam o teste de linguagens com 45 questões. Estudantes reclamaram do número excessivo de perguntas e dos enunciados longos. Quem se dedicou a fazer a questão anulada perdeu tempo. Ela não contará na nota final.
Além da falta de tempo, o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, diz que seria um desperdício de dinheiro público interromper a impressão. Ele também considera que não havia como avisar aos participantes sobre o problema antes do teste.
— Não tinha como anunciar antes: "Olha, vamos fazer uma prova que vai ter uma questão que vai ser anulada" — disse ele. — A prova já estava na gráfica. Teria que parar o processo de novo, e não teria tempo. A gente tomou a decisão, achou mais correta e, logo em seguida, anunciamos.
A primeira notícia de que uma pergunta tinha sido anulada só veio a público no domingo à noite, quando o MEC divulgou uma primeira versão errada do gabarito. Esse gabarito informava que uma questão da prova de linguagens, como é chamado o teste de português e leitura, tinha sido anulada. Erros no próprio gabarito, porém, levaram o MEC a retirá-lo do ar. A versão correta só foi divulgada na segunda-feira à tarde.
A questão anulada é a de número 101 nos cadernos de prova das cores amarela, azul e rosa; no caderno cinza, é a 102. Para dificultar a cola, o Inep criou quatro modelos de teste, todos com as mesmas questões, mas em ordem diferente. Na questão, a partir da leitura de uma tira em quadrinhos, eram feitas perguntas gramaticais. Segundo o Inep, havia duas respostas certas.
fonte:http://oglobo.globo.com

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Caro coordenador pedagógico. Linguagens e Códigos, além de "português e leitura", compreende as disciplinas Artes, Educação Física e Lingua Estrangeira, este, a partir do ano que vêm. Em tempo. Você por um acaso é diretor de escola?

    ResponderExcluir