Clipping Educacional - CGC Educação (01.12.2009)
Dados consolidados do Censo Escolar da Educação Básica mostram que há 52.580.452 estudantes matriculados, uma ligeira queda de 1,2% em relação ao censo de 2008
A redução da taxa de natalidade e a melhoria do fluxo escolar estão estabilizando o número de matrículas da educação básica no Brasil. A opinião é do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes, ao divulgar o Censo Escolar da Educação Básica, quinta-feira, dia 30. Os dados consolidados mostram que há 52.580.452 estudantes matriculados, uma ligeira queda de 1,2% em relação ao censo de 2008.
Na educação infantil, o crescimento no número de matrículas foi de 0,6%, por causa do aumento nas matrículas em creches, de 8,3%. Já a pré-escola apresentou queda de dois pontos percentuais, pó causa do aumento das escolas que aderiram ao ensino fundamental de nove anos. Já o ensino fundamental apresentou queda de 1,2% em relação a 2008. No ensino médio a queda foi de 0,3%. Já na educação profissional as matrículas subiram 8,3%.
O Inep destaca ainda aumento das matrículas na zona rural: creche (5,7%), ensino médio regular (9,4%) e ensino médio da educação de jovens e adultos (7,3%).
Dos alunos matriculados na 197.468 escolas de educação básica, 45.270.710 estão em escolas públicas (86,1%) e 7.309.742 na rede privada (13,9%). As redes municipais são responsáveis por 24.315.309 matrículas (46,2%).
A redução das matrículas na educação especial, diz o Inep, se explica em função da inclusão dos alunos com deficiência em classe regulares de ensino. Hoje, 61% dos alunos da educação especial estão matriculados em classes regulares.
Nove anos
O Censo Escolar da Educação Básica mostra ainda que 59% dos alunos que iniciam o ensino fundamental já estão matriculados no modelo de nove anos. É um crescimento de 12,5% em relação a 2008. O ensino fundamental de 9 anos foi criado por uma lei em 2005. A nova faixa etária vai dos 6 aos 14 anos (do 1° ao 9° ano). As redes de ensino têm até 2010 para começar a implantar a mudança.
Segundo a Agência Brasil, há grandes diferenças regionais. Estados como Mato Grosso do Sul, Goiás, o Rio de Janeiro, Minas Gerais, a Paraíba, o Rio Grande do Norte, o Ceará, o Tocantins e Rondônia já têm mais de 95% das matrículas no ensino fundamental de nove anos. Enquanto isso, Roraima, Amapá e Pará ainda tem menos de 20% dos estudantes no novo modelo.
A educação básica compreende a educação infantil (creche e pré-escola), o ensino fundamental, o ensino médio, a educação profissional, a educação especial e a educação de jovens e adultos (fundamental e médio).
Analise o Educacenso
Fonte: http://e-educador.com
Dados consolidados do Censo Escolar da Educação Básica mostram que há 52.580.452 estudantes matriculados, uma ligeira queda de 1,2% em relação ao censo de 2008
A redução da taxa de natalidade e a melhoria do fluxo escolar estão estabilizando o número de matrículas da educação básica no Brasil. A opinião é do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes, ao divulgar o Censo Escolar da Educação Básica, quinta-feira, dia 30. Os dados consolidados mostram que há 52.580.452 estudantes matriculados, uma ligeira queda de 1,2% em relação ao censo de 2008.
Na educação infantil, o crescimento no número de matrículas foi de 0,6%, por causa do aumento nas matrículas em creches, de 8,3%. Já a pré-escola apresentou queda de dois pontos percentuais, pó causa do aumento das escolas que aderiram ao ensino fundamental de nove anos. Já o ensino fundamental apresentou queda de 1,2% em relação a 2008. No ensino médio a queda foi de 0,3%. Já na educação profissional as matrículas subiram 8,3%.
O Inep destaca ainda aumento das matrículas na zona rural: creche (5,7%), ensino médio regular (9,4%) e ensino médio da educação de jovens e adultos (7,3%).
Dos alunos matriculados na 197.468 escolas de educação básica, 45.270.710 estão em escolas públicas (86,1%) e 7.309.742 na rede privada (13,9%). As redes municipais são responsáveis por 24.315.309 matrículas (46,2%).
A redução das matrículas na educação especial, diz o Inep, se explica em função da inclusão dos alunos com deficiência em classe regulares de ensino. Hoje, 61% dos alunos da educação especial estão matriculados em classes regulares.
Nove anos
O Censo Escolar da Educação Básica mostra ainda que 59% dos alunos que iniciam o ensino fundamental já estão matriculados no modelo de nove anos. É um crescimento de 12,5% em relação a 2008. O ensino fundamental de 9 anos foi criado por uma lei em 2005. A nova faixa etária vai dos 6 aos 14 anos (do 1° ao 9° ano). As redes de ensino têm até 2010 para começar a implantar a mudança.
Segundo a Agência Brasil, há grandes diferenças regionais. Estados como Mato Grosso do Sul, Goiás, o Rio de Janeiro, Minas Gerais, a Paraíba, o Rio Grande do Norte, o Ceará, o Tocantins e Rondônia já têm mais de 95% das matrículas no ensino fundamental de nove anos. Enquanto isso, Roraima, Amapá e Pará ainda tem menos de 20% dos estudantes no novo modelo.
A educação básica compreende a educação infantil (creche e pré-escola), o ensino fundamental, o ensino médio, a educação profissional, a educação especial e a educação de jovens e adultos (fundamental e médio).
Analise o Educacenso
Fonte: http://e-educador.com
0 comentários:
Postar um comentário