terça-feira, 17 de novembro de 2009

Para educadora, há auto exclusão do aluno da rede pública

Fábio Mazzitelli
Clipping Educacional - Jornal da Tarde (17.11.2009)
Diretora da Faculdade de Educação da USP acredita que um processo de auto exclusão dos alunos da rede pública está contribuindo para aumentar as carreiras com baixa procura na universidade
A diretora da FEUSP, professora Sonia Penim, acredita que um processo de auto exclusão dos alunos da rede pública está contribuindo para aumentar as carreiras com baixa procura na universidade
"Esse foi um fenômeno que enxerguei quando eu estava na pró-reitoria (de graduação da USP)", diz, com a ressalva de que a situação é mais complexa.
"Há várias explicações. Houve uma expansão dos cursos e um aumento de vagas na universidade. Outro aspecto é o número de faculdades particulares. Não só aumentou o número delas, como as vagas desses cursos que utilizam o ProUni", afirma.
Sonia Penin levanta a hipótese da falta de interesse de estudantes em obter uma formação superior de qualidade e culturalmente mais abrangente, missão maior de uma universidade.
"Na USP, entendida como uma instituição de qualidade, os cursos têm uma qualidade definida socialmente. Espera-se que os alunos a procurem por isso. Agora, se estão procurando uma faculdade para se dedicar menos ao estudo, aí isso é ruim, socialmente falando", afirma.
Mesmo assim, lembra a educadora, ainda é muito baixo o número de jovens de 18 a 24 anos que fazem ensino superior no Brasil.
A reportagem tentou ontem contato com o novo reitor da USP, João Grandino Rodas, mas não obteve retorno.
fonte:http://e-educador.com

0 comentários:

Postar um comentário