sábado, 28 de novembro de 2009

Escola em Osvaldo Cruz (SP) comunicará pais sobre filhos ausentes via torpedo

Clipping Educacional - da Agência Folha
Uma escola estadual de Osvaldo Cruz (557 km a oeste de SP) vai implantar a partir do ano que vem um sistema de envio de mensagens de celular para avisar os pais sobre a ausência dos alunos. Segundo o secretário da Educação de São Paulo, Paulo Renato Souza, o governo vai examinar o custo da ideia e pretende estimular a expansão por todo o Estado do projeto.
Segundo o diretor da escola de Osvaldo Cruz, Sidney Aparecido Zenaro, os gastos com as mensagens devem ser muito baixos, segundo levantamento preliminar feito com duas operadoras de celular.
Ele afirma que 93% dos pais do colégio têm o aparelho. O restante será avisado por meio de cartas enviadas nos mesmos dias das faltas.
Pioneiros na rede pública paulista, os torpedos da Escola Estadual Osvaldo Martins vão se juntar à chamada por meio de impressão digital, que já existe no colégio desde 2003. No colégio, a presença é verificada por meio de um sistema eletrônico quando o aluno chega e sai do local. O governo estadual também pretende expandir o mecanismo.
Atualmente, a escola já atualiza em seu site as frequência dos alunos presentes. O programa de computador que contabiliza as presenças foi desenvolvido pelo próprio diretor.
A escola tem 720 alunos da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. No mais recente Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), de 2007, ficou com nota 4,8. A média da rede pública paulista é 4 nos anos finais do ensino fundamental e 3,4 no ensino médio.
Zenaro afirma que nenhum estudante ou pai reclamou das novidades. "A escola é responsável pelo aluno. De qualquer jeito já preciso comunicar quando há muitas faltas. A diferença é que agora é imediato", disse o diretor.
Para o secretário de Educação, não se pode confundir liberdade aos alunos com cultura da transgressão. "A vida em sociedade é o respeito às normas", afirmou Paulo Renato.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br

Um comentário:

  1. Este site está cada vez melhor!!! Parabéns!!!
    Obrigada por esse serviço prestado a nós. Bjossss
    Deborah

    ResponderExcluir