sábado, 19 de setembro de 2009

Número de inscritos no Pasusp é um quarto do registrado em 2008

Fernanda Calgaro
Clipping educacional - Do G1, em São Paulo
Foram 12.821 inscrições ante 48.862 no ano passado.Programa concede bônus de até 3% na nota do vestibular da USP.
O número de inscritos no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de São Paulo (Pasusp), que concede bônus no vestibular para alunos da rede pública, foi um quarto do registrado em 2008. Na edição deste ano, houve 12.821 inscrições, ante 48.862 em 2008.
A universidade, porém, não enxerga esse dado como negativo. Pelo contrário, considera-o mais “real” do que em 2008, quando a direção das escolas podia inscrever todos os seus alunos, o que deve ter inflacionado o número.
Neste ano, como o próprio aluno é quem se candidatava, a USP prevê que a abstenção deva ser menor -em 2008, somente 16,14% (ou 7.889) dos estudantes compareceram.
O prazo de inscrição terminou na terça-feira (15), mas os resultados, obtidos com exclusividade pelo G1, só foram fechados na sexta (18).
Perfil
A prova será aplicada em 25 de outubro para quem fez os dois primeiros anos do ensino médio em escolas públicas brasileiras e que estejam cursando, em 2009, o 3º ano em escolas públicas paulistas, com exceção das técnicas. Também participarão alunos que fazem curso de Educação para Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, em escolas públicas.
A pontuação extra obtida no Pasusp pode ajudar esses jovens a cursar uma faculdade, o que representa um passo muito além do alcançado pela maioria dos seus pais.
Segundo os questionários socioeconômicos, respondidos no ato da inscrição, somente 11,6% dos pais dos candidatos têm nível superior. O ensino médio é o nível de instrução de 41,7%, enquanto 41,6% não passaram do ensino fundamental e 5% nunca ocuparam um banco escolar. No caso das mães, o índice é um pouco melhor -14,7% têm diploma universitário. Mas, no geral, a situação não muda muito -44,1% têm até o ensino médio, 37,6% só o ensino fundamental e 3,5% não estudaram. A maioria (59,2%) tem renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.395). Também predominam os que estudam no período da manhã: são 61,7%. Quase 90% têm 18 ou 19 anos de idade.
Bônus
O Pasusp é uma das ações do Inclusp, o programa instituído a partir de 2007 para aumentar o número de ingressantes da rede pública. Eles representam 85% das matrículas no estado de São Paulo, mas, neste ano, eram 30,1% dos matriculados na USP, percentual que já é maior do que o de 2008 (26,3%).
A nota na prova do Pasusp pode valer até 3% de bônus na Fuvest. Além disso, alunos da rede pública que tiverem feito todo o ensino médio na rede pública do país recebem 3% de acréscimo no vestibular.
O candidato que participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também poderá levar mais 6% de bonificação, dependendo da sua nota. Com isso, o bônus total poderá ser de 12%.
Prova
A prova do Pasusp terá 50 testes de múltipla escolha, com cinco alternativas. Com duração de quatro horas, a partir das 13h, o exame abordará as disciplinas do ensino médio (português, matemática, história, geografia, física, química e biologia). O percentual do bônus irá variar de acordo com os acertos na prova.
Para esta segunda edição da prova não foi assinado convênio com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, como no ano passado. Na época, o programa recebeu críticas da pasta, que considerava que o Saresp poderia ser usado para esse fim. Neste ano, os custos de aplicação serão totalmente cobertos pela universidade.
Calendário
O manual do candidato para o processo seletivo 2010 da Fuvest está disponível para consulta no site http://www.fuvest.br/. As inscrições para o vestibular terminaram no dia 11 de setembro.
Os locais de prova da primeira fase serão divulgados no dia 16 de novembro. O exame acontecerá no dia 22 de novembro. As provas da segunda fase acontecerão de 3 a 5 de janeiro. No próximo vestibular, o processo seletivo terá um novo formato . Com a mudança, a nota da primeira fase, com 90 questões, não será mais computada na pontuação final do vestibular. As provas da segunda fase, assim como as disciplinas específicas, foram alteradas .
Fonte: http://g1.globo.com/

0 comentários:

Postar um comentário