terça-feira, 22 de setembro de 2009

MEC envia cartão de confirmação aos inscritos no Enem 2009

Clipping Educacional - Da RedaçãoEm São Paulo
O MEC (Ministério da Educação) começou, nesta segunda-feira (21), a enviar os cartões de confirmação de inscrição aos cerca de 4,5 milhões de candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. O documento contém o local das provas dos dias 3 e 4 de outubro.
Se o estudante não receber o cartão, por conta da greve dos Correios ou de qualquer outro motivo, há alternativas para consultar o local de prova.Segundo a assessoria de imprensa do MEC, quem informou o número do celular, poderá receber o endereço do exame por meio de SMS. A data de envio pelo ministério ainda será definida.
Também é possível consultar o local de prova pelo site do MEC ou por meio do telefone do Programa Fala Brasil: 0800-616161.
Além do local de prova, o cartão de confirmação contém o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais e a folha de leitura ótica do questionário sócio-econômico.
Enem
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2009 terá 180 questões e tempo de duração total de 10h, sendo 4h30 no primeiro dia e 5h30 no segundo.
No primeiro dia de exame (3/10), haverá provas de ciências da natureza e suas tecnologias e, depois, ciências humanas e suas tecnologias. Nesse dia, os candidatos terão 4h30 para resolver as questões.
No segundo dia (4/10), serão aplicadas a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, que inclui a redação, e a prova de matemática e suas tecnologias. Os estudantes terão 5h30 para a resolução dos exames desse dia.
Enem no vestibular
O inscrito no Enem terá ainda o direito de participar do vestibular unificado do MEC. Ele poderá optar por cinco cursos em instituições federais e, de acordo com o desempenho, simular a posição na graduação pretendida, em comparação com as notas dos demais concorrentes. Além de substituir o processo seletivo pela prova do MEC, as universidades federais puderam optar ainda por outras três formas de adesão ao Enem 2009. São elas: substituir apenas a primeira fase do vestibular; combinar a nota do Enem com a nota do vestibular tradicional (nesta modalidade, a universidade fica livre para decidir um percentual do Enem que será utilizado na média definitiva); usar o Enem como fase única apenas para as vagas ociosas da universidade.

0 comentários:

Postar um comentário