terça-feira, 4 de agosto de 2009

MEC testa cursos de espanhol on-line com 600 alunos de escolas públicas

Rafael Targino
Clipping Educacional - Do G1, em Brasília
Seleção de estudantes será feita por secretarias, diz ministério.
A partir de 2010, escolas terão que oferecer língua para ensino médio.
O Ministério da Educação (MEC) fechou um acordo nesta terça-feira (4) com o Instituto Cervantes para testar um curso via internet de espanhol para 600 alunos da rede pública de ensino de Recife, Brasília, Rio e Porto Alegre a partir deste mês. As aulas fazem parte de um projeto-piloto que, em 2010, deve ser estendido a outras escolas do país. No ano que vem, as escolas de ensino médio serão obrigadas a oferecer cursos de espanhol.
Serão escolhidos 400 alunos do ensino fundamental e mais 200 do ensino médio. Os critérios de seleção para o curso piloto –que deve durar cerca de três meses– serão definidos pelas secretarias de educação. Além dos estudantes, 30 professores de espanhol serão treinados durante 80 horas para usarem o material e poderem trabalhar como tutores.
Parte do curso será presencial, para avaliações e acompanhamento dos alunos. Segundo o assessor internacional do MEC, Leonardo Barchini, os custos serão cobertos pelo Cervantes, que é vinculado ao governo espanhol. O ministério diz que vai pagar o curso para os professores, que será ministrado no Rio de Janeiro, e eventualmente os custos de reprodução de material para escolas que ainda não tenham acesso à internet
A princípio, o nível básico da língua deverá ser oferecido, mas, segundo o MEC, isso pode variar de acordo com a demanda. Os estudantes que começarem o nível básico poderão continuá-lo nos módulos seguintes. Por enquanto, o curso não será regular e a ideia é que seja dado no horário contrário ao das aulas.
De acordo com Barchini, em 2010, as escolas poderão usar os cursos como opção para cumprir a norma de ter que oferecer espanhol obrigatoriamente. O MEC diz que não sabe precisar quantos professores da língua serão necessários -segundo a assessoria de imprensa do órgão, vai "depender da demanda" por espanhol, já que o aluno poderá escolher qual idioma vai cursar.
Fonte: http://g1.globo.com

2 comentários:

  1. sou professora e gostaria de fazer o curso de espanhol,como faço para inscrever-me?

    Aguardo retorno

    Roccio
    e-mail orvalhogarcia@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Graduante do curso de ciências contabéis, tenho vontade de dar aula de lingua de espanhol.

    Adriana Resende

    adri.sun.ar@gmail.com

    ResponderExcluir