sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Formação gratuita para quem quer ser professor

Clipping Educacional - Jornal de Brasília (28.08.2009)
Para impulsionar a formação de professor governo federal estabeleceu uma série de medidas que vão custear a formação desses profissionais
"Quem quiser ser professor não vai pagar a sua formação" disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ontem. Segundo Haddad, o jovem interessado pode procurar o curso de uma universidade pública ou de uma instituição particular com financiamento.
O projeto de lei enviado pelo Ministério da Educação ao Congresso Nacional prevê que estudantes de pedagogia possam pagar com trabalho o empréstimo obtido por meio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). "Se ele for atuar em escola pública não terá que retornar ao fundo o que recebeu para pagar sua mensalidade. Se o jovem tiver boa nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e quiser trabalhar na rede pública, não terá que pagar por isso", explicou Haddad, em entrevista à Agência Brasil.

Pagamento com trabalho
A ideia é que o estudante possa financiar 100% dos custos com atividade profissional. Para cada mês de trabalho, 1% da dívida consolidada será abatido.
A medida também deverá ser estendida aos estudantes de medicina. Nesse caso, após a formatura, o profissional contemplado com o benefício terá que trabalhar no Programa Saúde da Família (PSF) em regiões onde há carência de médicos.
Minas Gerais é o estado com o maior número de equipes de Saúde da Família do Brasil. São 3.795 equipes, o que representa uma cobertura de 67,9% da população. Conta ainda com 25.437 agentes comunitários de saúde e o projeto se encontra em implantação em 832 municípios.

0 comentários:

Postar um comentário