quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Alunos vão ter que repor as aulas perdidas

Bruno Ribeiro
Clipping Educacional – do Agora
Alunos das redes públicas estadual e municipal poderão ter aulas aos sábados, além de perder a semana de folga programada para outubro, devido ao vírus A (H1N1). Eles terão de repor os 15 dias perdidos com o adiamento da volta às aulas por conta da gripe suína.
A Prefeitura de São Paulo e o governo do Estado disseram ontem que os estudantes terão de cumprir os 200 dias letivos programados para este ano. Anteontem, o CEE (Conselho Estadual de Educação) havia dispensado o Estado de cumprir esse calendário.
Na rede municipal, as férias terminariam no dia 3 de agosto --assim como ocorreria na maioria das escolas estaduais-- mas a data da volta às aulas foi mudada para a próxima segunda-feira, dia 17.
A Secretaria de Estado da Educação disse que cada escola terá autonomia para definir sozinha como será o calendário de reposição. Elas não terão mais de encerrar o ano letivo no dia 20 de dezembro, como estava previsto --mas, se alguma escola decidir prorrogar as aulas, terá de consultar a diretoria de ensino da região, que irá autorizar ou não a extensão do ano letivo.
Já na rede municipal o Conselho Municipal de Educação deverá definir como será o calendário de reposição. A prefeitura disse que a decisão sairá ainda nesta semana. Ambas as redes de educação afirmam que, na próxima segunda-feira, quando as aulas serão reiniciadas, todas as escolas já terão marcado datas e horários para as aulas extras.
VestibularOs alunos que mais devem sofrer prejuízos com o atraso na volta às aulas são os estudantes do terceiro ano do ensino médio, que farão vestibular no final deste ano. A rede estadual tem 1,5 milhão de alunos nessa fase do ensino. A prefeitura tem apenas oito escolas que oferecem o ensino médio.
Os estudantes que estão se preparando para o vestibular devem fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), caso queiram concorrer a uma vaga nas universidades públicas federais. Dessa forma, eles precisam estudar todo o conteúdo do ensino médio até o mês de outubro, quando a prova será aplicada.
Coordenadores de cursos pré-vestibulares ouvidos pela reportagem dizem que é importante que todas essas aulas perdidas sejam repostas antes do teste. "O que pode acontecer, e é um risco, é o 'milagre da multiplicação'. O aluno assistir a uma aula no sábado e ter o conteúdo de duas", diz Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do curso Anglo. "O Enem, diferentemente dos outros anos, vai cobrar conteúdo. Então, é fundamental que o aluno conclua a matéria do terceiro ano antes da prova", completa o coordenador do curso pré-vestibular Etapa, Edmilson Motta.
Fonte: http://www.agora.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário