terça-feira, 28 de julho de 2009

Prefeitura de SP decide adiar retorno às aulas na rede municipal

Clipping Educacional - Do G1, em São Paulo
Estudantes voltarão às escolas no dia 17 de agosto.
Fatecs e Etecs também decidiram prorrogar férias.
A Prefeitura de São Paulo anunciou na noite desta terça-feira (28) que decidiu acatar a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde e adiar o retorno às aulas na rede municipal para o dia 17 de agosto. As Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e Escolas Municipais Fundamental (Emefs) terão o recesso prorrogado.
De acordo com nota divulgada pela prefeitura, as creches - que são chamadas de Centros de Educação Infantil (CEIs) -, que não têm recesso em julho, continuarão abertos até sexta-feira (31) para atendimento aos pais. As aulas serão suspensas na segunda-feira (3).
As atividades externas dos CEUs serão mantidas, mas salas de aula e teatros permanecerão fechados. Os funcionários administrativos e professores também entram em recesso em toda a rede municipal.
Segundo a Agência Estado, o prefeito Gilberto Kassab havia declarado no início da semana que não adiaria a volta às aulas nas escolas municipais. Depois, o prefeito deu nova entrevista não descartando a hipótese de prorrogar as férias.
A mudança no cronograma de aulas segue orientação da Secretaria de Estado da Saúde. Em nota, a instituição afirma que "a recomendação [da secretaria] visa reduzir a transmissão do vírus influenza A H1N1 no Estado de São Paulo e é válida para todos os estabelecimentos da rede pública de ensino, nos níveis fundamental, médio e superior."
Por causa da orientação, o Centro Paula Souza também adiou o retorno às aulas para 17 de agosto nas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais. Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento diz que as informações sobre a reposição dos dias letivos serão divulgadas posteriormente. As Etecs atendem a mais de 140 mil estudantes e as Fatecs, cerca de 32 mil alunos.
Outros municípios
A Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC, também cancelou as aulas de 96 mil alunos da rede municipal, que haviam sido retomadas em 22 de julho. A previsão de retorno também é 17 de agosto. As aulas ocorrem normalmente nesta quarta-feira (29) porque, segundo a prefeitura, não houve tempo de avisar todos os alunos.
A prefeitura de Campinas suspendeu as aulas nos 71 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e nas 39 creches municipais conveniadas a partir desta quarta-feira (29) até o dia 10 de agosto e prorrogou o início das aulas da rede pública municipal – pré-escola, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos - para a mesma data. A decisão, que atinge pelo menos 65 mil alunos em todo município, visa conter o avanço da epidemia da nova gripe (Influenza A H1N1).
Aulas adiadas
A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) decidiram adiar o início das aulas do segundo semestre para o dia 17 de agosto por causa da nova gripe. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (28).
A USP informou em nota que o adiamento do início das aulas vale para os cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Os calendários escolares deverão ser reformulados posteriormente. A universidade anunciou também o cancelamento da quarta edição da Feira de Profissões, que seria realizada nos dias 4, 5 e 6 de agosto, no Memorial da América Latina.
Escolas públicas e particulares
Os 5,3 milhões de alunos de ensino fundamental e médio da rede estadual também voltarão às aulas somente em 17 de agosto. Segundo o secretário Paulo Renato de Souza, cerca de 20% das escolas estaduais tinham retomado as atividades na semana passada e nesta segunda-feira (27). No entanto, ele determinou que as aulas fossem suspensas.
A decisão vale também para os professores da rede estadual de ensino. “É o recesso escolar. A direção e a secretaria precisam estar funcionando, mas os professores não precisam comparecer nas escolas neste período", disse o secretário.
O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (SIEEESP) também fez a mesma recomendação nesta terça para que as escolas particulares adiem a volta às aulas até o dia 17 de agosto.

0 comentários:

Postar um comentário