sábado, 25 de julho de 2009

Idade escolar é a de maior risco, diz OMS

MARCELO NINIO DE GENEBRA
Clipping Educacional - DA FOLHA ONLINE
Além de Indaiatuba, Osasco, Diadema e Campinas, também adotaram medida Sesi-SP e DF OMS confirma que crianças e jovens em idade escolar formam a maioria dos casos e alerta para o alto risco de contágio em ambiente escolar
Para evitar a transmissão da gripe suína, pelo menos quatros cidades do Estado de São Paulo anunciaram ontem a prorrogação das férias escolares em suas redes públicas: Indaiatuba, Osasco, Diadema e Campinas. O mesmo aconteceu no Distrito Federal.O Sesi-SP (Serviço Social da Indústria) também informou ter adiado o retorno às aulas em suas 215 unidades no Estado, o que atinge 150 mil alunos.A OMS (Organização Mundial de Saúde) confirmou ontem que crianças e jovens em idade escolar formam a maioria dos casos de contágio. A média dos doentes está entre 12 e 17 anos, informou a organização, que voltou a alertar para o alto risco de transmissão em ambientes escolares.Em Osasco, Campinas e Indaiatuba, as aulas serão retomadas em 3 de agosto (a data inicialmente prevista era a próxima segunda-feira). Em Diadema, a volta passou de segunda para a quarta-feira.O Distrito Federal prorrogou as férias do dia 3 para o dia 10 -segundo a Secretaria de Educação, esse é o tempo necessário para treinar os professores a lidar com a doença e fazer compras emergenciais de materiais, como sabonete líquido e lenços descartáveis.Nas unidades do Sesi-SP, o retorno às aulas foi adiado de 28 de julho para 4 de agosto.
A Secretaria Estadual de Educação e a pasta municipal de São Paulo informaram que ainda não houve decisão.Medida eficazSegundo a OMS, em consultas com autoridades sanitárias de países afetados, constatou-se que a suspensão de aulas em casos de surtos é útil para conter a transmissão."Crianças, adolescentes e jovens adultos" continuam a ser os mais atingidos pelo vírus, "provavelmente porque ele se espalha mais rapidamente em escolas e instituições", afirmou Gregory Hartl, porta-voz da organização.Há um mês, após reunião de seu comitê científico com a participação, por telefone, de vários países, a OMS concluiu assim as experiências descritas: "Todos os países concordaram que a suspensão de aulas foi eficaz para reduzir a propagação da gripe A (H1N1), mas que é proibitiva em termos de custo".Na maioria dos casos a decisão coube a autoridades locais.PropagaçãoDentro e fora do ambiente estudantil, a gripe A continua a se propagar pelo mundo de forma acelerada e já atinge 160 países. Hartl estimou que o número de mortos esteja "próximo de 800". Nenhum país ficará imune à pandemia, previu."Se pensarmos que a propagação do vírus já alcança 160 dos 193 países da OMS, estamos perto dos 100%", disse.Embora os jovens sejam maioria dos doentes, em geral os casos mais severos ocorrem em pessoas mais velhas, observou a OMS. Por um lado, os jovens não têm anticorpos para evitar o primeiro contágio. Por outro, os mais velhos podem sofrer de males crônicos que os tornam mais vulneráveis.
fonte:http://www1.folha.uol.com.br/

Um comentário:

  1. bennetti@bol.com.br26 julho, 2009 17:15

    o que tem have o título acima com o conteúdo abaixo?

    ResponderExcluir