segunda-feira, 27 de julho de 2009

Nova gripe obriga escolas do país a rever calendário de volta às aulas

Clipping Educacional - Do G1, com informações do Jornal Hoje
No Distrito Federal, férias foram prorrogadas por uma semana.
Governo federal pede para que aluno com sintomas não vá à escola.
O medo que estudantes sejam contaminados pelo vírus da nova gripe obriga as escolas a rever o calendário deste ano. Em muitas cidades do estado de São Paulo, a volta das férias, prevista para esta segunda-feira (27), foi prorrogada por uma semana.
Nas escolas municipais de Osasco, na Grande São Paulo, as aulas que deveriam começa nesta segunda só serão retomadas na semana que vem. “Alguns países, como o Chile e o México fizeram [a prorrogação das aulas] e deu certo [na prevenção da doença]. Estamos tentando copiar”, afirma Mazé Favarão, secretrária municipal de Educação de Osasco.
A decisão de suspender as aulas é de cada prefeitura. Em Campinas, numa das áreas mais atingidas pela doença, pais de alunos não sabiam da decisão. "Teriam que ter avisado os pais. Porque acordei cedo, tive que acordar o meu filho. E, subir o morro a pé não é fácil", diz o porteiro Antônio da Silva.
Na capital paulista, uma escola particular manteve o calendário e as aulas recomeçaram nesta segunda com pais e alunos demonstrando preocupação.
Os ministérios da Saúde e da Educação pedem para que o aluno com sintomas de gripe não vá à escola. Mesmo se for gripe comum, primeiro ele deve se recuperar para depois freqüentar as aulas.
No Rio de Janeiro, escolas particulares enviaram mensagens a alunos e professores. Uma circular na internet pede para quem viajou ao exterior nas férias que fique em casa por sete dias, ainda que não apresente sintomas da gripe.
No Distrito Federal, o retorno às aulas na rede pública também foi adiado por uma semana. “É meio complicado porque meu esposo e eu trabalhamos a semana inteira, o dia todo. Então, a gente tem que deixar com a vizinha, revezar”, afirma a auxiliar de limpeza Rita Moreira Maria, que tem cinco filhos e quatro estão matriculados na rede pública.
A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina informou nesta segunda-feira (27) que o início das aulas na rede pública estadual está mantido para a próxima segunda (3). "Como não há registros de alunos da rede com a gripe A, não se faz necessário o prolongamento do recesso escolar", diz a nota da pasta.
Professores e diretores das escolas já começaram a se reunir para discutir como vai ser a prevenção contra a gripe. “Nós vamos ter um treinamento. O que a gente sabe do momento é que tem que orientar os alunos quanto ao uso de sabonete líquido, lavar as mãos, e também pedir aos pais que não mandem os filhos que estiverem gripados para a escola mesmo que seja gripe comum”, diz uma diretora de escola.

0 comentários:

Postar um comentário