sexta-feira, 24 de julho de 2009

MEC Plataforma Freire orienta professores sobre pré-inscrição ao plano de formação superior

Clipping Educacional - site REDENOTÍCIA
O Ministério da Educação (MEC) enviou mensagem hoje (24), ao site REDENOTÍCIA, para esclarecer dúvidas dos professores de todo o Brasil quanto à pré-inscrição em cursos de formação superior na Plataforma Freire. Segundo o MEC, o 1º Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica é resultado de um conjunto de ações do Ministério da Educação (MEC), por meio dos Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente, em colaboração com as Secretarias de Educação dos Estados e Municípios e das Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) neles sediadas.
O Plano é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais, sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), de 1996.
Na 1ª etapa, 21 estados aderiram ao Plano: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. As demais unidades federativas poderão aderir em etapa posterior, para a formação inicial ou continuada de seus professores.
Nos 21 Estados, estão sendo oferecidas cerca de 330 mil vagas, pelas universidades públicas federais, estaduais e pelos institutos federais.
O professor sem formação adequada à LDB poderá se formar em nível superior pelo Plano nos cursos seguintes:
a) 1ª licenciatura, para professores sem graduação;
b) 2ª licenciatura, para professores que atuam fora de sua área de formação;
c) Formação pedagógica, para bacharéis sem licenciatura.
As instituições formadoras têm autonomia para decidir o processo seletivo, que pode ser tradicional ou por sorteio eletrônico de vagas realizado pelo MEC, sendo estimulada a destinação prioritária a professores em exercício das escolas públicas.
Os cursos serão oferecidos tanto na modalidade presencial como a distância.
Todas as licenciaturas das áreas de conhecimento ministradas na educação básica serão contempladas no programa e as ofertas de cursos do Plano começam no segundo semestre de 2009.
Os cursos serão gratuitos para os professores em exercício das escolas públicas e as instituições formadoras receberão recursos adicionais do MEC para participarem do Plano.
Para mais informações, o professor deve entrar em contato com a Secretaria de Educação do seu Estado ou Município.
fonte:http://www.redenoticia.com.br

15 comentários:

  1. para se cadastar, prescisa ter uma conta?

    ResponderExcluir
  2. não consigo fazer a pre- inscrição...que coisa difícil!!!

    ResponderExcluir
  3. não tenho certeza de ter conseguido realizar minha pré-inscrição....

    ResponderExcluir
  4. Sou do Rio Grande do Sul posso me inscrever?

    ResponderExcluir
  5. Como tenho certeza se consegui concluir minha inscrição?

    ResponderExcluir
  6. não consigo acessar a plataforma Freire o que fazer?

    ResponderExcluir
  7. Estou muito triste porque somente professores podem de se aperfeiçoar a nivel superior,acho isso uma discriminação,nos funcionarios temos também direitos de cursar uma faculdade ou outra
    faculdade, e pós-graduação,se eu quizer ministrar aula eu não posso?No futuro gostaria de ensinar e dai como vou fazer se a plataforma é somente para professores.Anonimos do Brasil????????

    ResponderExcluir
  8. sou coordenadora de uma escola pública em Aparecida de Goiania, e estou triste em não conseguir fazer a inscrição em curso na área em que leciono. gostaria que tivesse ajuda. pois nem a plataforma consigo acessar. que absurdo

    ResponderExcluir
  9. como posso ter certeza que fiz a pré inscrição ?

    ResponderExcluir
  10. como que eu faço minha pre-escrição? to sem saber....

    ResponderExcluir
  11. todas as pessoas com quem comunico ou não cosnseguiram fazer a pre inscrição, ou tem duvida se o fizeram, acesso a internet e vejo as mesmas duvidas. No entanto no mapa das pre inscrições tem dobrado o numero de inscritos, não entendo, acho que tem algum alienado nessa história

    ResponderExcluir
  12. tsmbém n~so consegui fazer minha pré-inscrição. muito complicado. Cristiane costa mundel

    ResponderExcluir
  13. fiz minha pré inscriçao mas não foi aceita,recebi o comunicado que meu CPF não estava cadastrado no educasensoentão entrei em contato com a secretaria de educação e me informaram que estou cadastrada sim. o que faço?

    ResponderExcluir
  14. Que triste!muitos professores fizeram a pré inscrição nos cursos de licenciatura e pelo visto a sec. de educação de lgoa da confusão não aceitou nenhuma pre inscrição, pois não confirmou.É assim mesmo?

    ResponderExcluir
  15. Também não sei de nenhum professor que teve sua pré-inscrição aprovada!!DEVERIAM EXIBIR UMA LISTA
    DOS APROVADOS E JUSTIFICAREM O PORQUÊ DA NÃO AUTORIZAÇÃO DAS PRÉ-INSCRIÇÕES DOS CURSOS SOLICITADOS PELOS PROFESSORES POR PARTE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO,SEJA MUNICIPAL OU ESTADUAL ...
    VC PREENCHE TODOS OS REQUISITOS EXIGIDOS, FAZ A PRÉ-INSCRIÇÃO, É PROFESSOR E COMO RESPOSTA SÓ RECEBE UM AVISO:SUA PRÉ-INSCRIÇÃO NÃO FOI ACEITA PELA SUA SECRETÁRIA, OBRIGADA PELA SUA PARTICIPAÇÃO...

    QUEM ESTÁ FAZENDO PAPEL DE BOBOCA??

    ResponderExcluir