quarta-feira, 22 de julho de 2009

Crianças com gripe não devem voltar às aulas em SP, diz secretário de Saúde


Clipping Educacional - Do G1, com informações do SPTV
Ele também admitiu estudar prorrogação das férias escolares. Na capital, AMAs ficarão abertas aos domingos para atendimentos.
O secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, afirmou no início da tarde desta quarta-feira (22), em entrevista ao SPTV, que as crianças que estiverem gripadas não devem, “em hipótese nenhuma”, voltar às aulas no segundo semestre. O secretário também afirmou que é estudada a possibilidade de as férias escolares serem adiadas por uma semana ou 15 dias.
A decisão será tomada em uma reunião com o Ministério da Saúde na próxima semana. Segundo o secretário, o adiamento vai depender do aumento do número de casos, principalmente em crianças. Na capital paulista, as 115 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), unidades onde são feitas consultas com especialistas, vão ficar abertas também aos domingos a partir desta semana. A medida foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde depois que foram confirmadas quatro mortes pela nova gripe na capital paulista na terça-feira (21).
“Nós temos uma rede de unidades de AMAs que atendem de 7h às 19h, de segunda a sábado, normalmente. A partir deste fim de semana elas também atenderão aos domingos pra poder recepcionar as pessoas que tiverem os sintomas, ou que tiverem indícios de estado gripal e que devem procurar um médico”, explicou o secretário municipal da Saúde, Januário Montone.
No total, foram registradas até agora nove mortes pela doença no estado – além da capital, Osasco teve três vítimas, Indaiatuba teve uma e Botucatu, uma. Todos os casos na cidade de São Paulo foram registrados nos últimos dez dias. Duas dessas vítimas faziam parte do que o Ministério da Saúde chama de grupo de risco: uma senhora de 68 anos com problemas cardíacos, hipertensão e asma e uma mulher que estava grávida. A criança nasceu e passa bem, mas a mulher morreu cinco dias depois do parto.
Hospital lotado
Durante a manhã desta quarta-feira (22), mais uma vez diversos pacientes foram até o Hospital Emílio Ribas, centro de referência em doenças infectocontagiosas. Entretanto, a recomendação das secretarias e do Ministério da Saúde é para que as pessoas evitem ir direto aos hospitais de referência, que estão sobrecarregados e procurem primeiro seu médico de confiança, no convênio ou posto de saúde. Cabe ao médico avaliar se o caso é grave e a pessoa deve ser encaminhada a um hospital. O diretor do Emílio Ribas diz que o pronto-socorro está preparado para atender os doentes da gripe A, mas a busca por consultas direto no local pode gerar esperas desnecessárias. O secretário de Estado da Saúde também reforçou que os hospitais do estado estão preparados para atender os pacientes, e que as pessoas devem procurar primeiro seus médicos de confiança. Além disso, segundo ele, a triagem nos hospitais do estado está sendo feita por médicos, e não há falta do remédio Tamiflu. “O Tamiflu está recomendado até 48 horas depois dos primeiros sintomas, e somente nos casos graves da doença. Mesmo se for a nova gripe, mas leve, a pessoa não deve tomar, para não criar resistência no vírus,. Por isso, sós hospitais de referencia têm o remédio, que é dado para a pessoa depois que ela é avaliada. Não está faltando e nem vai faltar”, afirmou.

0 comentários:

Postar um comentário