quarta-feira, 24 de junho de 2009

Mais de mil alunos ganham bicicleta da educação estadual

Clipping Educacional - Jornal da Cidade/Rio Claro
Mais de mil alunos de 18 escolas estaduais de sete regiões do Estado vão ganhar bicicletas o Programa Pedalando e Aprendendo, desenvolvido pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Cultural e Social do Estado de São Paulo (FUSSESP). As 1.120 bicicletas serão entregues aos alunos das Diretorias de Ensino de Adamantina, Andradina, Apiaí, Itararé, Jales, Piraju e Santo Anastácio.O Pedalando e Aprendendo atende estudantes que moram em municípios com até 5 mil habitantes e com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para participar, os beneficiados devem ter entre 11 e 14 anos de idade e estar matriculados em escolas estaduais, com freqüência superior a 80% e bom rendimento curricular. Os alunos precisam ainda morar a até dois quilômetros da escola."Toda criança quer ter uma bicicleta. Além de realizar sonhos o projeto também incentiva a prática de exercícios físicos", afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.Nesta segunda-feira, (22/6), no Palácio dos Bandeirantes, ocorreu a entrega simbólica das bicicletas. Cinco alunos de cada escola estiveram presentes na cerimônia.Capacitação ProfissionalAlém de doar bicicletas, o Pedalando e Aprendendo oferece curso profissionalizante para estudantes do Ensino Médio. São cem horas de curso onde os estudantes com mais de 16 anos aprendem a montar e fazer manutenção de bicicletas. Os participantes têm acesso a conceitos básicos de mecânica, noções de cidadania, ética e empreendedorismo. O curso já formou cerca de 300 alunos e no segundo semestre deste ano abre novas turmas. São 480 vagas destinadas a estudantes de 19 municípios do Estado. As aulas são dadas sempre no contra turno escolar e acontecem em espaços montados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), parceiro do projeto. Durante o curso os estudantes recebem alimentação e transporte e ao final, recebem certificado emitido pelo Senai.

0 comentários:

Postar um comentário