terça-feira, 28 de abril de 2009

Educação: o que diz a profa. Sônia Penin

A profa. Sônia Penin diretora da FEA-USP manifesta sua preocupação sobre os rumos da nossa educação pública
Clipping Educacional - Folha de São Paulo (26.04.2009)
Sônia Penin
A professora Sônia Penin manifestou sua preocupação com a educação pública e a questão da revalorização dos professores através de carta ao Caderno Opinião - Painel do Leitor, do jornal Folha de São Paulo"É geral a insatisfação com a qualidade de ensino, bem como o entendimento de que a melhoria da escola ocorrerá pelas mãos dos educadores. Todavia, culpar educadores de forma generalizada é um desserviço e dificulta soluções. Estas pressupõem entender a complexidade do que significa ser professor hoje, vivendo a revolução digital/ comunicacional e acolhendo toda a diversidade do alunado.Por isso, urge:
1) a revalorização da profissão, com melhores condições de trabalho e remuneração digna;
2) a melhoria da formação de professores (inicial e continuada), sendo que na inicial, além dos esforços locais, falta em nível nacional a revisão de algumas diretrizes curriculares, como as da pedagogia;
3) políticas públicas dos governos e secretarias, destacando-se: aumento do tempo de estudo do aluno, professores efetivos, permanência e formação continuada na escola. Não é justo questionar profissionais ou faculdades isoladamente.Com exceção do alunado, não há inocentes; a sociedade toda está em questão."
Sônia Penin , diretora da Faculdade de Educação da USP (São Paulo, SP)
fonte:http://e-educador.com

Um comentário: