sexta-feira, 10 de abril de 2009

Desempenho dos estudantes em português piora

Adriana Ferraz
Clipping Educacional - do Agora
O governo estadual apresentou ontem as médias do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) realizado em 2008. O resultado geral mostra que houve queda no desempenho em português e pequena melhora nas notas de matemática.
Em nenhum dos casos, porém, os alunos conseguiram conceitos bons ou ótimos. Em ambas as matérias as notas continuam vermelhas.
Se em 2007 68% dos alunos das 4ª, 6ª e 8ª séries e do 3º ano do ensino médio apresentaram conhecimento parcial ou insuficiente de português, no ano passado o índice saltou para 72%. O pior desempenho foi entre os estudantes da 8ª série.
O teste foi realizado com mais de 2 milhões de alunos das 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Os estudantes responderam perguntas de português, matemática e, dependendo da idade, de ciências. Com exceção da 2ª série, os alunos também fizeram redação.
A Secretaria de Estado da Educação considerou os dados "animadores", principalmente os relacionados à melhora da taxa de alfabetização: 90,2% dos alunos com 8 anos sabem ler e escrever. Em 2007, o índice era de 87,4%.
Segundo a secretária Maria Helena de Castro --que deixará o cargo na próxima semana--, a melhora desse índice mostra que São Paulo vem acertando na atenção às séries iniciais. "Com os alunos alfabetizados, uma boa fase pedagógica, o percurso nas demais séries torna-se melhor", afirmou.
O caminho, porém, não apresenta uma continuidade de bons resultados. Nas 4ª, 6ª e 8ª séries, o Saresp aponta queda no rendimento de português. Ontem, durante apresentação dos resultados, Maria Helena fez questão de afirmar que a prova estava mais complexa. O resultado é que apenas no ensino médio os pontos de 2007 foram superados --passando de 236,2 (nível abaixo do básico) para 272,5 (nível básico).
Matemática melhora
Em matemática, o quadro é melhor. Todas as séries registraram pontuação mais alta do que no exame anterior, com destaque, novamente, para o ensino médio.
A secretaria considera que as mudanças implementadas ano passado --como a recuperação de 42 dias-- foram importantes. Já os conceitos em redação são os mais altos da avaliação. Apenas os alunos da 8ª série registraram notas vermelhas, com 47% de aproveitamento. O restante ultrapassou a média e obteve notas azuis, as únicas do Saresp.
Fonte: http://www.agora.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário