Das 5.183 escolas estaduais de São Paulo, 19,2% (mais de 990) delas obtiveram resultados insatisfatórios na avaliação realizada pela Secretaria de Estado da Educação através do Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp). Os dados foram divulgados pela secretaria na manhã desta quarta-feira (18).
Estas escolas, segundo o critério de avaliação da secretaria, através do Idesp, não evoluíram nem atingiram metas em 2008. Os objetivos são estipulados anualmente e as metas variam conforme as características de cada escola. “Em educação não existem milagres. Tudo em educação é de médio e longo prazo. Nós criamos um sistema de monitoramento anual das escolas, com metas anuais. Estamos acompanhando todo ano, passo a passo. Não é possível imaginar que, em um ano, as escolas se transformem em escolas de primeiro mundo. Isto não existe. As escolas melhoraram em relação ao seu ponto de partida e isto é o que interessa”, disse a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. Segundo Maria Helena, as escolas com desempenho considerado “de risco” devem receber, neste ano, apoio pedagógico a professores e alunos, além de monitoramento direcionado, para “atingir a equidade entre as escolas”, disse.
As 379 escolas que tiveram os piores desempenhos em 2007, segundo a Secretaria, foram acompanhadas. Destas, considerando apenas as do ensino fundamental, 72% atingiram ou superaram metas e 8,6% cresceram sem atingir metas.A situação, segundo os números do Idesp, é mais crítica no ensino fundamental – 49% das escolas de 1ª a 4ª série e 44,2% das escolas de 5ª a 8ª série não registraram avanços com relação ao indicador de 2007.
Estas escolas, segundo o critério de avaliação da secretaria, através do Idesp, não evoluíram nem atingiram metas em 2008. Os objetivos são estipulados anualmente e as metas variam conforme as características de cada escola. “Em educação não existem milagres. Tudo em educação é de médio e longo prazo. Nós criamos um sistema de monitoramento anual das escolas, com metas anuais. Estamos acompanhando todo ano, passo a passo. Não é possível imaginar que, em um ano, as escolas se transformem em escolas de primeiro mundo. Isto não existe. As escolas melhoraram em relação ao seu ponto de partida e isto é o que interessa”, disse a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. Segundo Maria Helena, as escolas com desempenho considerado “de risco” devem receber, neste ano, apoio pedagógico a professores e alunos, além de monitoramento direcionado, para “atingir a equidade entre as escolas”, disse.
As 379 escolas que tiveram os piores desempenhos em 2007, segundo a Secretaria, foram acompanhadas. Destas, considerando apenas as do ensino fundamental, 72% atingiram ou superaram metas e 8,6% cresceram sem atingir metas.A situação, segundo os números do Idesp, é mais crítica no ensino fundamental – 49% das escolas de 1ª a 4ª série e 44,2% das escolas de 5ª a 8ª série não registraram avanços com relação ao indicador de 2007.
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