sexta-feira, 13 de março de 2009

Bônus do professor sai até dia 30, diz Educação

Bruno Saia
Clipping Educacional - do Agora
O bônus dos professores deverá sair até dia 30, segundo a Secretaria de Estado da Educação. O valor será calculado com base no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) e no número de faltas do servidor. Cada escola tem uma meta a cumprir.
Se o índice estiver dentro da meta, seus profissionais terão bônus integral, desde que não faltem. Nesse caso, o servidor receberá 2,4 salários (considerando as gratificações).
O Idesp deve ser divulgado até o dia 24. Até o dia 30, por meio de uma folha suplementar, a secretaria diz que os servidores estarão com o dinheiro depositado na conta.
Faltas
A grana será paga até para os servidores que tiverem um índice de faltas de até 50% no ano -no caso, o bônus terá a metade do valor a que o servidor teria direito se não faltasse. Para quem faltou em mais de 50% dos dias, a secretaria estuda um limite -que poderá ser de 60% ou 70% das ausências- para que o bônus não seja pago. Assim, quem faltou em 2008 mais do que esse limite não terá direito ao pagamento. Para a Educação, é preciso excluir do benefício os professores que não colaboraram com a escola.
Para Eduardo de Melo, presidente da Angep (Associação Nacional de Gestão Pública), o pagamento do bônus para quem faltou em 50% das aulas é "inusitado". "Quem merece ser premiado é quem vai a 100% das aulas", diz.
O governo já mostrou preocupação com as faltas. Em abril de 2008, foi publicada uma lei que limitou em seis por ano o número de ausências permitidas com uso do atestado médico. Quem ultrapassa esse limite tem desconto no salário. O número de faltas caiu 59% entre maio e outubro de 2008, em relação ao mesmo período de 2007.
A secretaria tem, hoje, cerca de 300 mil funcionários, já contando os cerca de 100 mil professores temporários, que também receberão o benefício. Já os professores eventuais, que só trabalham quando um docente falta e que não estão dentro da rede pública, não terão direito ao benefício.

26 comentários:

  1. eehhhhh dona maria já tá se borrando toda com a manifestação a caminho, vamo la pessoal todo mundo na paulista, vamos dar o bonus pro serra e maria helena pensar. vamos dar o "pontapé inicial"

    ResponderExcluir
  2. Sujeira do governo dizer que eventuais não estão dentro da rede pública.
    A partir do momento que se tem holerith e portaria aberta comunicada no Diário Oficial do Estado, você existe.
    Isso sim é preciso mobilizar.
    Quando os professores ofa's e efetivos pensam em greve, logo se cogita a ajuda também dos "eventuais".
    Qualquer ajuda na escola: "eventuais".
    Então..EXISTIMOS SIM...DIREITOS JÁ..EXIJAM!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gente isso é um absurdo!!! minha escola ficou entre as sete com maior nota no Saresp de 2007 (oitava série), mas em 2008 não acreditamos que as notas continuarão tão boas, afinal a turma de 2007 era ótima, já a turma do ano passadooo... os professores são os mesmos...então não vamos ter bônus pq muito provavelmente as notas vão cair... quem não faltou vai ficar sem, eu que só tive 4 faltas vou ficar a ver navios... isso é que dá contar com essa porcaria de bônus...o certo é reajustar nosso salários...pelo menos eles não terão desculpas para nos pagar e muito menos poderão atrasar tanto assim... nesse ano o número de faltas vai aumentar e com razão...eles não cumprem com o que falam...foraaaa Serraaaa, fora secretariazinha...
    quanto aos eventuais, concordo com vcs, devemos entrar nessa luta juntos...

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, até quando vamos ser tratados dessa forma?E ainda querem nos ver motivados!!!
    Precisamos nos unir e reagir contra esse governo autoritário e desumano!!!

    ResponderExcluir
  5. o professor fica de greve, tem o dia descontado e o eventual sem cultura política fica dando aula é um desrespeito total, agora vem o troco do governo além de ser um fura greve, vai ficar sem bonus, boa lição.

    ResponderExcluir
  6. Acho que este tal de bônus ja virou novela. Não sabemos se essa novela terá um final feliz ou não.
    Espero que sim pois senão é greve na certa

    ResponderExcluir
  7. Sou professora graduada e desde que terminei minha graduação não teve concurso público para minha área de formação, desde então sou professora eventual. Fiz a mesma faculdade que meus colegas fizeram, dei duro para terminá-la e procuro sempre estar atualizada, não só na área que atuo como em outras. Nunca vou para sala de aula sem saber o assunto que vou ministar, procuro sempre a minha coordenadora buscar informações sobre a sala que irei dar aula e conteúdo a ser transmitido.Não sou eventual porqe quero, assim como muito colegas de profissão não são. É muito triste ler comentários como este, postado por um anônimo, que ao meu ver deveria pelo menos ter argumentos paupáveis, fundados daquilo que fala. Essa falta de ética e coleguismo é um dos fatores que nos coloca na situação que vivemos e presenciamos hoje! Desculpe meu desabafo, mas é assim que estiu me sentindo. Temos muito o que discutir e lutar pela dignificação do nosso trabalho! Afinal somos seres humanos dignos de respeito!

    ResponderExcluir
  8. os eventuais devem se unir com os demais e se alinhar com o sindicato que bom ou ruim é o que nos temos sozinhos não vamos a lugar algum . a pergunta que vc deveria fazer é - por que o governo não faz um concurso para professores adjuntos como em qualquer rede séria do país??????
    por que????? por que manter professores eventuais recebendo por aula dada é muito mais barato!!!!!!!! é por isso , a rede hoje precisa de pelo menos 30.000 professores adjuntos vc sabia?????? vcs eventuais devem se unir pois são os mais jovens e quer queira ou não vcs serão os futuros professorados e deverão assumir uma postura muito mais responsável que a velharada sem política que tá se aposentando.
    boa sorte a todos vcs, e vão atrás dos seus direitos.

    ResponderExcluir
  9. o professor fica de greve, tem o dia descontado e o eventual sem cultura política fica dando aula é um desrespeito total, agora vem o troco do governo além de ser um fura greve, vai ficar sem bonus, boa lição... rsrsrs... gostei desse comentário

    ResponderExcluir
  10. o professor fica de greve, tem o dia descontado e o eventual sem cultura política fica dando aula é um desrespeito total, agora vem o troco do governo além de ser um fura greve, vai ficar sem bonus, boa lição...rsrsrs

    ResponderExcluir
  11. o professor fica de greve , tem o dia descontado e o eventual sem cultura política fica dando aula é um desrespeito total , tanto do governo como de seus colegas de profissão ,pois se o eventual não aproveitar o dia da fslta desses professores para trabalhar ele não conseguirá honrar seus compromissos.o que precisa mudar é a cabecinha de certos professores que se esqueceram de que já passaram por isso

    ResponderExcluir
  12. é pessoal estamos diante de uma situação lamentavel, o professor eventual parece ser o lado mais fraco da corda, olha só não vão receber o bônus, pois bem, esses PROFESSORES são nossos colegas e a grande maioria são jovens cheios de ideais e força. Seria bom se o nosso sindicato fizesse um trabalho com esses professores para que desde já começassem a se mobilizar por nossos direitos. Estamos no mesmo barco e dependemos uns dos outros vamos procurar nos unir contra os projetos que desabonam nossa categoria e divide nossas opiniões, pois esse é o objetivo do nosso governo o de rachar a categoria.
    Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  13. é uma pena que os eventuais não receberão o bonus, agora de que adiantou somente uma parate dos professores eventuais não aderir à paralização declarada, se tivessem aproveitado o momento para se manifestar, a vitória seria ainda maior, e provavelmente estariam tambem contando com o "bônus" que é uma enganação. Espero que nas próximas paralizações todos os eventuais passem a ver a importância que eles tem nas escolas, imaginem uma escola sem os eventuais numa escola!!! Seria o caos.

    ResponderExcluir
  14. A política do bônus é uma forma de nos iludir, queremos reajuste já e para todos e não aceitamos essa exclusão cruel aos nossos colégas eventuais, se não fossem eles as escolas seriam o caos mesmo, pois exitem salas em que o professor paga para não entrar de tão perigosa que é, chega de politicagem e ipocrezia, não à exclusão, e sim a investimentos na educalção. As pessoas ou "professores" fazem a diferênça.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  15. não acredito tenho duas graduaçao para hoje esta sem trabalho.Graças a esse maravilhoso governador e essa graça de secretaria.
    acredito que os dois vivam no "mundo de BOB";passam dias e noites assistindo desenhos animados desses que os malvados querem destruir o "MUNDO" já sei se eu não me engano acho que o nome dos personagens são PINK E CEREBRO; no caso o cerebro quer destruir o mundo e o pink é o seu assistente.No caso do nosso amado governador ele é o cérebro e quer destuir São Paulo e a sem noção da secretária é o pink que com a ajuda do cérebro quer destruir a educação.Tenho vergonha de viver numa cidade tão linda, mas com péssimos governantes; a proposito já estou cansada dessa hitória de bonus e caso tenha erros ou faltas de acentos e que não tenho saco nem pra deixar recados para essa dupla de "COVARDES"

    ResponderExcluir
  16. Quero meu bonus é um direito meu, não autorizo nínguem a ficar gastando meu dinheiro,voces já não acham que ganham de mais para ficar acabando com a vida daqueles que ganham tão pouco, se eu ganhasse o que voces ganham para ficar só dando ordens acredite não faria questão dessa miséria.

    ResponderExcluir
  17. Eita, palhaçada!!! não sei o que é pior, os eventuais serem discriminados pelo governo, ou os profissionais da area,ficar comentando bobagens, isso é muito fácil pra quem tem sala, eventual de fato, vive das faltas dos outros! Seria ridiculo, fingirmos que não precisamos dar aulas, eventual com certeza torce para ter faltas para ele poder assinar o ponto e fazer salário (sem direito algum). Porfessores eventuais são até mais capacitados do que muitos efetivos acomodados que depois que efetivou nunca se reciclou ( poxa até rimou rsrsrsr). Ô turma vamos se unir e parar de besteira e infantilidade , todos somos profissionais! E eventual tem que correr atrás de aulas sim....abraços

    ResponderExcluir
  18. O problema é que esse salafrario candidata a presidente e todos votam nele... eta povinho dificil!!! masoquistas...

    ResponderExcluir
  19. Porfessoresssss assimmmmnão dáaaa onde está a uniãoooo é por isso que somos desvalorizados. É cobra querendo engolir cobra. A pior classe que existe, professores desunidos. Não tem que ficar criticando os efetivos, ofas e nem eventuais. Quem é o culpado dessa PALHAÇADA? Todos nós sabemos...A eleição vem aí... Já estou é cansada desse BÔNUS que nunca aparece... somos palhaços mesmos...

    ResponderExcluir
  20. o que não é justo são esses professores efetivos q só serve para faltar, a gente dá as aulas que são obrigação deles, e acabamos a ver navios...Isso não é justo. E essa porcaria de sindicato que não faz nada para nos ajudar. Só quer saber do nosso dinheiro. Acho que todo mundo já foi eventual um dia...Se não fosse a nossa categoria as escolas iam virar um caos...ESTADO TÔ FORA...INSTITUIÇÃO FALIDA!!!!

    ResponderExcluir
  21. S/C para esses professores que se "acham" para começar todos estamos no mesmo barco, então vamos parar com tanta idiotisse em dizer que esse e aquele é mais importante para a educação, todos nós somos o futuro desse pais a força tem que partir de nós, se ficarmos nessa briga, o governo sempre sairá por cima é hora de agir, pensar e principalmente se unir.

    Abraçosss!!!!

    ResponderExcluir
  22. A APEOESP SÓ PREJUDICOU OS PROFESSORES PEDINDO O CANCELAMENTO DAS PROVAS CLASSIFICATORIAS,A ESCOLA QUE NÃO CONSEGUIU ATINGUIR A META FICA SEM BONUS,OS ALUNOS NÃO QUEREM SABER DE NADA!A CULPA É DO PROFESSOR!QUE OUVE O ALUNO MANDAR ELE TOMAR NAQUELE LUGAR!E OUTRAS COISAS PIORES!O QUE VAMOS FAZER? MILAGRE? NINGUÉM FALA QUE É O ALUNOS QUE NÃO QUER SABER DE ESTUDAR,APRENDER A CULPA? É SEMPRE DO PROFESSOR !!!!!

    ResponderExcluir
  23. Bônus : O caos na Educação


    Bônus: pessoal afastado pelo convênio Estado/Município, o que ele contribuiu para o IDESP? Podemos afirmar que, além de não contribuir em nada com a escola, ainda dá muito trabalho para a mesma.
    E as metas anteriores que foram superiores as de muitas escolas que melhoraram em 2008?, e mesmo assim tiveram metas atingidas bem inferiores as nossas?
    O pessoal administrativo, inclusive os professores readaptados que ajudam no apoio, atingindo ou não a a meta teve que manter o seu trabalho em dia e sempre com tempo escasso, contribuindo com objetivo de estar sempre ajudando o funcionamento da escola.
    IDESP deveria ser a média estadual para todas as escolas, e não média específica de cada uma.
    No cálculo do fluxo, será que existe escola que não teve nenhuma evasão e nenhuma retenção? Impossível! ( rotatividade de alunos com perfis diferentes a cada ano).
    Se caso houve, isto é uma melhoria ilusória? Será que esta escola foi privilegiada com alunos de QI iguais?
    Estamos nos sentindo humilhados, injustiçados e inferiorizados, pois estamos servindo até de chacota pelos que foram premiados., o que não é bom para auto-estima de ninguém, pois nosso ânimo para o trabalho foi totalmente anulado, aniquilado; estamos sem vontade de continuar, isto é horrível, nossa escola está sendo discriminada por conta disto, pois do trabalho positivo que se faz, ninguém fala, apesar das dificuldades que enfrentamos a cada dia.
    Todo trabalho realizado em 2008 foi em vão? Inútil?, pois todos trabalhamos, e, muiiiiito.
    Que o IDESP sirva para quem não está dentro da escola, para ajudar, pois até o pessoal que nunca colocou os pés dentro de uma escola e muito menos dentro de uma sala de aula,. recebeu o prêmio, está escrito para todo mundo ler, isto esta correto sr. Secretário?, está sr. Governador do Estado?.
    Se puxarem pela memória, vão lembrar que na época que os senhores estudaram, o professores eram valorizados e respeitados, apesar da ditadura. Hoje estamos jogados em uma calçada como mendigos, pois o salário não dá para manter uma pessoa, que dirá para manter uma família, e mesmo assim nossos professores continuam lutando, trabalhando sempre para a melhoria do ensino, e trabalhando as propostas da SEE, que às vezes são até su-realistas, pois nunca vamos ser equiparados com os países de 1º mundo.
    Infelizmente é a nossa realidade, e temos que trabalhar em cima disto, para ver o que podemos estar fazendo para ajudar.
    Nossas crianças têm problemas diversos, falta de pai, de mãe, muitas passam fome e vem à escola só para comer a merenda, temos crianças que moram em lugares que não têm água, luz, enfim nenhum saneamento básico; roupas e calçados muitas vezes, nós funcionários e professores nos juntamos para conseguir dar aos mais necessitados.
    Convivemos com tudo isto, e ainda conseguimos atingir metas excelentes em nossa escola, com muito esforço de gestores, coordenadores e professores, se olharem o nosso IDESP de 2007 constatarão a veracidade disto,
    Nada se levou em conta, em 1999 quando, o então, sr Governador Mário Covas criou o bônus, foi com o objetivo de incentivar e não de punir.
    Nós merecemos aumento em nosso salário, o respeito da nossa data base e não de premiação injusta que está causando um caos na educação.
    Hoje quando falamos que somos professores, as pessoas dão risadas e zombam de nós, e agora depois de tudo que aconteceu imaginem aos olhos da sociedade, como estamos sendo vistos?
    Contamos com o bom senso dos senhores e que a consciência de vocês fale mais alto, pois vejam só o que está acontecendo, vocês não têm idéia do que estamos enfrentando.
    FORA IDESP, precisamos de bons salários e condições para trabalhar, o resto o giz e a lousa ainda funcionam como carro chefe das escolas.
    A injustiça gera guerra e a justiça a paz e o amor a tudo que realizamos em nossas vidas.
    Gostaríamos de agradecer, mas é impossível. Escola Maestro.

    ResponderExcluir
  24. O anonimo que não teve coragem de se pronunciar como tal é um ignorante idiota não generalise com os professores eventuais eu como em tenho respeito pela minha profissão e deixe de dizer que eventual não sabe de leis e muito mais a provinha do estado provou isso kd os velhos dezatualizados que estão dentro da sal só pra marcar presença masi passar conceitos que é bom nada por isso que tem cidadões tão despreparados para eleger alguém digino para o nosso pais e mais nós eventuais somos o PROFESSOR que está trabalhando em sala de aula os próprios alunos diz é só o governo lançar uma inquete que é provado bando de analfabetos que não se preucupa em lecionar e sim em ter uma cadeira e carteira para descançar em quanto o governo nem ai bando de fdp sai fora e da lugar pra quem quer trabalhar e que tem esperança e dedicação pelo que faz sai fora!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Nossa classe deveria ser mais respeitada por todos , mais infelizmente as coisas não são assim, nem mesmo os colegas da classe respeitam,estamos pior que puta pq pelo menos elas se respeitam. Quem nunca foi eventual?

    ResponderExcluir
  26. Tem Gente sem cultura mesmo, o cara posta que eventual fura greve, e que não tem direito a bônus, ta de brincadeira, os eventuais só recebem se derem aula e que eles não tem cultura politica para o tal, agora me responde cidadão quem foi que te elegeu o " deus da educação" todo poderoso soberano, o que o seu diploma difere de um eventual, o eventual entra nas aulas além dos professores que estão em greve e tenta realizar um bom trabalho está inserido na escola e deve batalhar por seus direitos sim e quanto aos professores que faltaram devem ter sus dias descontados ou repostos, pois o maior prejudicado é o aluno e dentro da educação devemos ter os direitos iguais.

    ResponderExcluir